sábado, 05/12/2020

CNC prevê maior faturamento na Black Friday em dez anos

A Black Friday deste ano, que acontece no próximo dia 29, deve alcançar o maior faturamento em 10 anos, movimentando cerca de R$ 3,7 bilhões. O montante será 10,5% maior do que as vendas do ano passado, cuja soma foi de R$ 3,32 bilhões. A previsão é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

A pesquisa da CNC aponta que a Black Friday já é a quinta data mais importante para o comércio varejista, perdendo para o Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais, e que o segmento de eletroeletrônicos e utilidades domésticas é o campeão de vendas.

O economista da CNC, Fábio Bentes, avalia que o aumento das vendas no comércio eletrônico é um dos motivos para a crescente alta do faturamento da Black Friday pois, segundo ele, neste sistema de compras, o consumidor tem mais facilidade de comparar preços e verificar as promoções.

Bentes destacou, ainda, que a Black Friday tem ajudado os comerciantes a desencalhar estoques antigos, além de ser um termômetro para o Natal. Ele explicou que muitas pessoas aproveitam os descontos oferecidos na última sexta-feira de novembro para comprar produtos usando o cartão de crédito e pagar com a segunda parcela do 13º salário, que entra na conta do trabalhador em dezembro.

Leia Também

Inflação para famílias de renda mais baixa sobe 0,95% em novembro

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1 – de novembro, calculado pelo …