sexta-feira, 26/01/2024
Cânion de Xingó
Cânion de Xingó é o quinto maior cânion navegável do mundo Fotos: Max Carlos/Setur

Canindé de São Francisco oferece inúmeros atrativos muito além do Verão Sergipe 2024; confira a programação

Compartilhe:

Com o objetivo de fomentar a atividade turística no interior do estado por meio da realização de grandes eventos, o Verão Sergipe, na edição deste ano, traz uma programação diversificada durante cinco finais de semana. São atrações para agradar sergipanos e turistas, além de proporcionar aconchego e hospitalidade nos lugares onde o evento acontece. Após passar pela Praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, e Ponta dos Mangues, em Pacatuba, o Verão Sergipe chega com força total, entre os dias 26 e 28 de janeiro, à região do alto sertão sergipano, no município de Canindé de São Francisco, movimentando a região. Além dos shows musicais e apresentações esportivas, o evento também oportuniza conhecer os inúmeros atrativos que a cidade dispõe e que tanto encantam quem a visita.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, enfatiza que a realização do Verão Sergipe em Canindé de São Francisco, além de proporcionar diversão para os munícipes, visitantes e turistas, contribui para destacar as potencialidades turísticas da cidade. “Sem dúvida, a realização deste evento promovido pelo Governo do Estado em Canindé é motivo de orgulho para os habitantes, que aproveitam essa opção de lazer perto das casas deles, além de também ser importante para o desenvolvimento social e econômico da cidade”, avalia.

O Museu de Arqueologia de Xingó reúne achados, totalizando 55 mil peças; A Usina Hidrelétrica de Xingó é a segunda maior do país e sexta no mundo

Considerado o ‘oásis do sertão’, Canindé agrega a exuberante paisagem que une a caatinga, vegetação nativa e as águas do Rio São Francisco. Ali, está localizado o Complexo Turístico de Xingó, que abriga a Usina Hidrelétrica de Xingó, a segunda maior do Brasil e sexta do mundo. A visitação é guiada, dura cerca de 50 minutos e possibilita ao visitante aprender sobre todo o processo de construção e funcionamento da usina.

À beira do Rio São Francisco, está a Orla Salomão Porfírio de Brito, composta por quiosques com bares, posto salva-vidas, quadra esportiva com campo gramado, parque infantil, além de estacionamento e acessibilidade para pessoas com deficiência. O local dispõe da gastronomia que valoriza os alimentos da região. Bem próximo, está o Museu de Arqueologia de Xingó, que reúne achados, totalizando 55 mil peças, dentre elas, esqueletos humanos, utensílios e registros gráficos referentes a aspectos da cultura do homem que esteve no local há cerca de oito mil anos. O museu detém material de 70 sítios arqueológicos, sendo 55 deles a céu aberto. As visitas podem ser feitas livremente ou guiadas, de quarta a domingo, das 9h às 16h.

Ecoturismo e diversão

Cachoeira do Lajedão
A Cachoeira do Lajedão tem águas douradas como característica

Para os adeptos do ecoturismo, a Cachoeira do Lajedão é um roteiro ideal. Começando como um pequeno riacho no Lajeirão e deságua no Rio São Francisco, ela tem águas douradas como característica e são bem-convidativas para um banho refrescante e relaxante. A paisagem no entorno é exuberante com a caatinga preservada, flora com espécies nativas, assim como a grandeza na diversidade da fauna local. Para chegar até ela, é necessário percorrer uma trilha de três quilômetros até chegar ao topo.

O Vale dos Mestres, outra trilha em meio à caatinga, oportuniza ao turista conhecer espécies da flora do sertão, a exemplo de bromélias e mandacarus, além de sítios arqueológicos. Ao final do passeio, há uma lagoa deserta de águas límpidas. Também é possível chegar ao Vale dos Mestres de lancha, em um passeio que permite observar os paredões arenosos entrecortados pela vegetação local.

Pelas águas do Velho Chico

O Cânion de Xingó, quinto maior cânion navegável do mundo, com 65 quilômetros de extensão, pode ser conhecido em um passeio a bordo de um catamarã pelas águas do Rio São Francisco, também conhecido como Velho Chico. Desse modo, permite a visualização das formações rochosas, ilhas e enseadas, e tem como ponto alto a parada para banho na Gruta do Talhado.

A Rota do Cangaço é outro passeio também a bordo de catamarã. Com destino à Trilha do Cangaço, o visitante desembarca no complexo ecológico que é o ponto de partida para uma incursão que reúne história e lazer. A visita é acompanhada por uma guia de turismo vestida à caráter, com trajes que remetem a Maria Bonita. A trilha em meio à caatinga é o último trajeto de Lampião, Maria Bonita e do grupo de cangaceiros à Grota do Angico, onde todos foram mortos.

Pórtico de Pedra em Canindé do São Francisco
Pórtico de Pedra em Canindé do São Francisco  Foto: Arthuro Paganini

Os amantes da natureza que forem a Canindé de São Francisco para curtir um passeio no Cânion de Xingó devem aproveitar para conhecer outros atrativos na região. Uma dica é o Pórtico de Pedra, estrutura edificada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), no período da construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, por volta de 1994.

O Pórtico de Pedra é uma espécie de ‘anfiteatro’. Ali, são realizados diversos eventos, como shows, gravações de lives e de clips com cantores de renome regional e nacional, apresentações gospel, além de ser cenário para casamentos e espaço para práticas de atividades físicas. O belo cenário conta com vegetação típica da caatinga mesclada à rusticidade do portal, tendo o azul do céu como moldura. Ao fundo, é possível vislumbrar a hidrelétrica e o Rio São Francisco.

Verão Sergipe 2024

O Verão Sergipe é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom), em colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo, Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Confira a programação do Verão Sergipe em Canindé de São Francisco:

 

Programação musical:

Sexta-feira, 26 de janeiro
20h – Bruninho Top7
22h – Matheus Fernandes
0h – Iguinho e Lulinha
2h – Dan Chicleteiro

Sábado, 27 de janeiro
20h – MariaMilena
22h – Luiza Martins
0h – Vitor Fernandes
2h – Naurêa

Programação esportiva:

Sábado, 27 de janeiro
Beach tênis – competição: Arena Esporte, das 8h às 16h;
Vôlei de praia – masculino/feminino – competição: na Arena, das 8h às 16h;
Futevôlei – masculino/feminino – competição: Arena Esporte, das 8h às 16h;
Mesabol – livre para a população: Arena Esporte, das 8h às 16h;
Frescobol – livre para a população: Arena Esporte, das 8h às 16h;
Polo aquático – competição: Karrancas, das 9h às 15h.

Domingo, 28 de janeiro
Corrida 5 km – percurso da Arena Esporte até a Prainha – concentração às 6h, saída às 7h;
Passeio Ciclístico – percurso da Arena Esportiva até a Prainha – concentração às 6h, saída às 7h;
Mesabol – livre para a população – Arena Esporte, das 9h às 13h;
Frescobol – livre para a população – Arena Esporte, das 9h às 13h;
Vôlei de praia – livre para a população – Arena Esporte, das 9h às 13h;
Beach tênis – livre para a população – Arena Esporte, das 9h às 13h;
Futevôlei – livre para a população –  Arena Esporte, das 9h às 13h;
Águas abertas – competição – Karrancas: marcação dos atletas às 9h; aquecimento às 8h50; briefing às 9h25; largada dos 400 metros masculino às 09h30; 400 metros feminino às 09h32; 1.000 e 2.000 m masculino às 10h; 1.000 e 2.000 m feminino às 10h05.

Programação atualizada em 24.01.24

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Convite à imprensa: Café ponto Gov para lançamento da campanha de turismo ‘Sinta de perto esse aconchego’ e do Verão Sergipe 2024

O governador Fábio Mitidieri convida para mais uma edição do Café ponto Gov, que acontecerá …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat