quarta-feira, 24/04/2024
Jorge Bastos, diretor de Relações Institucionais da Associação Tempos Brilhantes

Associação Tempos Brilhantes chega em Sergipe

Compartilhe:
Portugal
Diego da Costa, Jorge Bastos e Laércio Oliveira

No último dia 12 de abril, terça-feira, a Federação das Escolas Particulares de Sergipe em parceria com a Associação Tempos Brilhantes de Portugal fez, no auditório do Museu da Gente Sergipana, a apresentação do MAPIE — Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar. Trata-se de um sistema que utiliza Inteligência Artificial para monitorar o percurso dos alunos ao longo do seu processo de ensino, sinalizando e gerando precocemente alerta de risco ao nível do insucesso e do abandono escolar.

A informação produzida, permite elaborar precocemente diagnósticos e implementar intervenções que permitam inverter o trajeto de insucesso escolar. Um projeto inovador que vem impactando centenas de escolas em Portugal e está disponível, com vários níveis de acesso e de informação, para os vários intervenientes no processo educativo, nomeadamente: professores, gestores, psicólogos, terapeutas, técnicos, investigadores e decisores políticos.

Portugal
Jorge, Jouberto Uchoa e Diego da Costa

O evento contou com uma demonstração presencial e ‘online’ desde Portugal, tendo finalizado com uma rodada de perguntas colocadas por alguns dos inúmeros participantes. Renir Damasceno, presidente da Federação Sergipana das Escolas Particulares terminou o evento com a seguinte frase: “Quem quer, faz. E temos muito interesse em fazer com que esta parceria seja um sucesso.”

Já no dia 13 de abril, quarta-feira, foi assinado entre a Universidades Federal de Sergipe e a Associação Tempos Brilhantes de Portugal, para o desenvolvimento de investigação que permita a adequação dos indicadores preditores de risco do insucesso e abandono escolar à realidade Sergipana, assim como para a avaliação de impacto da utilização deste inovador sistema. No mesmo dia, aconteceu uma importante reunião entre a Associação Tempos Brilhantes de Portugal e a equipe no Innovation Center.

Todos os responsáveis pela instalação e utilização do MAPIE nas escolas do Estado, pretendem tornar Sergipe uma referência internacional, na inovação tecnológica educativa.

Presenças

Estiveram presentes diversas autoridades que pensam a educação de nosso estado: como o superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, José Ricardo Santana, o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe, Rosalvo Ferreira Santos, a secretária municipal de Educação de N. Sra. do Socorro e vice-presidente da Undime-SE, Josevanda Mendonça Franco, o diretor do Colégio Amadeus e presidente da Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Sergipe, Renir Silva Lima Damasceno, o diretor de Relações Institucionais da Associação Tempos Brilhantes de Portugal, Jorge Bastos, o diretor superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado Dias Filho, o superintendente do Instituto Banese, Ézio Christhian Déda de Araújo, o vice-presidente de Relações Institucionais da Universidade Tiradentes, Saumíneo da Silva Nascimento, o fundador do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, Saulo Barreto, o coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Tiradentes Innovation Center, Marcelo Dosea e diretores escolares, o diretor Técnico do SergipeTec, Diego da Costa, assessores técnicos e demais convidados.

 

 

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Sete em cada dez bancos brasileiros (75%) utilizam atualmente a biometria facial na identificação de …

WhatsApp chat