domingo, 24/03/2024
Alunos do Sesi em aula Fotos: Ascom/Sesi

Alunos do SESI/SE conquistam segundo lugar nacional em campeonato on-line de robótica

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No ano de 2021, com conclusão no início de 2022, os alunos de três unidades do Serviço Social da Indústria em Sergipe (SESI/SE) participaram do campeonato on-line de robótica CoderZ League Junior. Como resultado dessa organização, as três equipes participantes tiveram resultados incríveis, sendo que uma delas ficou em segundo lugar nacional e todas foram inclusas no ranking das 32 melhores do Brasil.

O CoderZ é um campeonato em que as equipes de cada região participam através de um grupo de até seis alunos. No caso dos alunos do Sesi, os três grupos participantes são de alunos do 6º ao 9º ano, compondo, assim, a Coderz League Junior. Os desafios envolvem programação e raciocínio lógico, colocando em prática noções de matemática e suas tecnologias.

Equipe Guadalupe ficou em oitavo lugar

O Sesi Sergipe participou do campeonato com três equipes: equipe Playful and Atractive da unidade Cefem/Aracaju; equipe Wanderlust da unidade Roberto Simonsen/Aracaju e a equipe Autobouts da unidade Nossa Senhora de Guadalupe/ Estância). As três equipes participantes alcançaram o primeiro lugar na fase eliminatória das regionais de suas respectivas chaves.

Na etapa Nacional, a equipe Playful and Atractive da unidade Cefem/Aracaju alcançou o 2º lugar geral; e a equipe Autobouts da unidade Nossa Senhora de Guadalupe o 8º lugar geral. A equipe Wanderlust da unidade Roberto Simonsen, apesar do 1º lugar da chave que competiu, no regional, não obteve a pontuação para classificação entre as 32 equipes no nacional.

Comentando um pouco sobre a trajetória de trabalho, o professor Alex Ribeiro (SESI Cefem) disse que, até a chegada da primeira etapa, todo o processo de seleção e treinamento foi feito on-line devido à pandemia. Para ele, o mais interessante do campeonato é que cada tentativa é uma oportunidade única de conseguir resultado, com vários caminhos para chegar ao mesmo objetivo. O trabalho em equipe, unindo alunos de classes diferentes, fez o diferencial.

Esse também é o sentimento do aluno Ryan Kaick: “É importante para nós representar a escola nesse torneio e ficar em uma boa posição. Colocar o nome da escola lá em cima, o estado de Sergipe também, e saber que a gente é o principal foco disso. Eu pretendo trabalhar com programação, e no torneio eu consegui desenvolver uma habilidade de liderança e uma forte autonomia. Então está sendo uma iniciativa muito grande para mim. O trabalho em equipe fez a gente desenvolver a confiança no outro, aprendemos a ouvir o outro”.

A gerente da Educação Básica, Lygia Santos, está muito feliz com o sucesso das dos alunos. “A participação das três equipes no CoderZ, sem dúvida, é mais do que um desafio superado. É uma conquista dos meninos, que formaram as equipes com os professores que se habilitaram a representar Sergipe. Eles saíram de algo que estava na esfera virtual e buscaram lidar com a ferramenta. Para a gente, é a certeza que está no caminho certo da tecnologia. E o fato de estarem em equipe, o coletivo soma muito para dar força ao trabalho desenvolvido. Que outras tantas ferramentas venham para impulsionar o conhecimento educacional”, concluiu Lygia.

Este campeonato é possível devido aos incentivos tecnológicos desenvolvidos pelo SESI Sergipe, que age tanto no investimento em ferramentas modernas como também na capacitação profissional. O combo é imprescindível para motivar o aluno na busca por novos conhecimentos.

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