quinta-feira, 26/08/2021
Reunião da FNP com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Foto: Ascom/FNP

“A chegada de mais 100 milhões de doses será fundamental para avançarmos na imunização dos brasileiros”, diz prefeito após reunião com ministro da Saúde

O prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, se reuniu, na noite desta quarta-feira, 7, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A reunião, da qual também participaram outros dirigentes da entidade,  teve como foco discutir o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.  Aos governantes, o ministro anunciou a possibilidade da chegada de 100 milhões de doses de imunizantes no país, estando previstas 40 milhões para julho e 60 milhões de doses para agosto.

“Recebemos uma excelente notícia. A chegada destas doses será muito importante para que a gente dê continuidade à vacinação nos municípios brasileiros, imunizando cada vez mais a população das nossas cidades. A vacinação precisa ganhar cada vez mais celeridade para que possamos vencer a pandemia”, destacou Edvaldo.

Edvaldo Nogueira e demais integrantes da FNP, com o ministro da Saúde

Outro assunto abordado durante a reunião com Queiroga foi o subfinanciamento da saúde, segundo Edvaldo. O gestor lembrou que a FNP já havia registrado preocupação com o tema, em ofício enviado ao ministro,  solicitando repasse de R$ 40 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS), em 2021.

“Solicitamos a destinação de R$ 40 bilhões que estão calculados como necessidade orçamentária para os municípios este ano. Nosso pleito é que possa começar a ser discutido e o Ministério libere para as cidades. Foi uma discussão muito produtiva, muito importante, onde reafirmamos a parceria entre o Ministério da Saúde e a FNP para que a gente possa fazer cada dia mais uma saúde melhor para a população”, reiterou.

Também participaram da reunião os prefeitos de Campinas/SP, Dário Saadi, vice-presidente de Saúde; João Pessoa/PB, Cícero Lucena, 1º secretário Nacional; Maringá/PR, Ulisses Maia, 2º secretário nacional; de Salvador/BA, Bruno Reis, vice-presidente de PPPs e Concessões; e de Osasco/SP, Rogério Lins, vice-presidente de Empreendedorismo, além do secretário-executivo da entidade, Gilberto Perre.

Outras agendas

Nesta quarta, os representantes da diretoria da FNP participaram de outras agendas presenciais em Brasília. Pela manhã, eles se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para falar  sobre assuntos prioritários para os municípios, a exemplo da reforma tributária, transporte público, educação e saúde.

Os gestores também estiveram com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, apresentando alternativas para fazer frente às dificuldades de financiamento do transporte público no Brasil.

Leia Também

Governadores divulgam nota em defesa do STF

Catorze, dos 27 governadores, divulgaram um manifesto hoje de apoio aos ministros do Supremo Tribunal …