quarta-feira, 08/05/2024
Energisa
Economizar energia é importante Foto: Ascom/Energisa

Saiba como reduzir o consumo de energia em meses mais quentes

Compartilhe:

Com a proximidade do verão, as temperaturas já estão mais altas provocando o aumento no consumo de energia elétrica por conta do uso de equipamentos como ventilador, ar-condicionado, geladeira e freezers. Esses equipamentos acabam exigindo um esforço adicional para manter o desempenho de dias mais amenos. A Energisa orienta a como usar esses equipamentos de forma mais eficiente.

O valor da conta de energia está diretamente relacionado aos hábitos de consumo e a utilização de equipamentos. O coordenador de Eficiência Energética, Pedro Lins, explica que o primeiro passo para reduzir o consumo é olhar se o equipamento tem o selo Procel, pois quando você adquire um eletrodoméstico com alta eficiência energética, garante que o equipamento vai consumir o mínimo de energia necessária para funcionar.

“É muito importante observar o selo de eficiência no momento da compra. Além disso, a mudança de hábitos é fundamental para a redução do consumo de energia. Com as temperaturas mais altas, há um aumento no consumo de energia, pois vai exigir mais dos equipamentos quando comparado a dias com as temperaturas frias. As pessoas passam a utilizar mais os ventiladores por conta do calor, além de outros equipamentos como ar-condicionado e geladeiras”, afirma Pedro.

No caso do ar-condicionado, a dica é não deixar portas e janelas abertas com o equipamento ligado, manter os filtros limpos, colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto e, se possível, prioriza a posição de 23ºC. Com relação ao ventilador, a dica é deixar ligado apenas quando alguém estiver usando. “Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia”, destaca Pedro.

Veja as dicas da Energisa para administrar bem o consumo de energia:  

-Ar-condicionado: 23ºC é uma temperatura agradável para qualquer ambiente. Mantenha sempre as janelas e portas fechadas enquanto o equipamento estiver ligado e lembre-se que os filtros devem ser limpos com frequência, já que a sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.

-Ventiladores: esses aparelhos não resfriam o ambiente, então não devem ser deixados funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia.

-Geladeiras e freezers: esses eletrodomésticos devem ficar o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. A borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições para não deixar o ar frio escapar.

-Iluminação: aproveite ao máximo a luz natural. E quando precisar das luzes, acenda apenas os cômodos em uso e apague as lâmpadas dos ambientes vazios. Invista nas lâmpadas de tecnologia LED, que são as mais econômicas.

-Ferro de passar roupa: neste calor, economize tempo e energia. Passe apenas as peças essenciais. Roupas de cama, de academia e de ficar em casa dispensam o uso do ferro. Para não amassar, basta ter o cuidado de estendê-las corretamente no varal e dobrá-las ou colocá-las em cabides assim que secarem.

-Chuveiro: Na hora do banho, use a posição “verão” ou aproveite o calor intenso para se refrescar com a temperatura do chuveiro no modo “desligado”.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos …

WhatsApp chat