sexta-feira, 26/04/2024
O governador Belivaldo Chagas e o prefeito Evaldo Nogueira anunciam ponto facultativo no carnaval Fotos: Arthuro Paganini/ASN e Arthur Soares/PMA

Governo retoma ponto facultativo do Carnaval

Compartilhe:

O governador Belivaldo Chagas anunciou, durante entrevista coletiva à imprensa, no Palácio dos Despachos, nesta quarta-feira(23), o restabelecimento do ponto facultativo dos dias 28 de fevereiro e 1º de março, referentes ao período de Carnaval.

A medida se deu após consulta ao Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), em virtude da diminuição da projeção dos casos e óbitos em decorrência da Covid-19.

“Quando revogamos semanas atrás, agimos em virtude da situação que estava acontecendo naquele momento. Graças a Deus, os números de óbitos estão caindo, tanto de casos, como de pacientes internados em enfermarias e UTI também. Como as projeções não se confirmaram, deliberamos por revogar a suspensão do ponto facultativo para o servidor público estadual. Tomamos a decisão depois de consultar o Comitê e os números da SES”, revelou o governador Belivaldo Chagas.

O governador reiterou, ainda, que as medidas anunciadas anteriormente para o período carnavalesco continuam.

Limites

Com isso, no período de dia 22 de fevereiro até o dia 7 de março, o limite passa a ser de 1.000 pessoas em ambientes externos e de 300 pessoas em ambientes internos. Para todo o período, os eventos de lazer coletivo só serão permitidos em municípios que tenham atingido pelo menos 75% da população imunizada com a 2ª dose. Nos eventos a partir de 200 pessoas em ambientes internos e de 300 pessoas em ambientes externos, só será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com no máximo 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do evento.

Prefeitura de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju também concederá ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro, 1º e  2 de março. O decreto foi assinado nesta quarta-feira, dia 23, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que anunciou a medida pelas redes sociais. Da mesma forma que o estado, a capital avaliou a diminuição de casos da Covid-19 e decidiu pelos pontos facultativos.

“Acabamos de realizar uma reunião com o Comitê de Operações Emergenciais em que foram apresentados os dados atualizados da Covid-19 em Aracaju. Houve uma redução significativa de casos confirmados em nossa cidade. Na semana passada, foi registrada uma queda de 41% e, nesta semana, de 45%. Com a apresentação desses novos dados e com o avanço da nossa vacinação, reavaliamos e decidimos conceder ponto facultativo na véspera de carnaval, no carnaval e na quarta-feira de Cinzas”, destacou Edvaldo.

Ao fazer o anúncio, o gestor pediu ainda à população que “mantenha todos os cuidados“.”Estamos dando o ponto facultativo, mas é preciso lembrar que não  significa um ‘liberou geral‘. As festas públicas, como os blocos carnavalescos, não estão permitidas na cidade e, além disso, é preciso manter a vigilância, porque o vírus continua circulando. Então, aproveitem, mas com a cautela que o momento exige”, reforçou.

Com o decreto do ponto facultativo, os órgãos que compõem a administração municipal de Aracaju estarão com suas atividades suspensas nestes dias. Pelo documento, ficam excluídos os órgãos e entidades que prestam serviços considerados essenciais ou que não possam sofrer descontinuidade.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Prefeito Edvaldo entrega mais 500 notebooks: “serão muito importantes para a educação dos nossos alunos”

Com sorriso no rosto e alegria das crianças ficou marcada a entrega de notebooks do …

WhatsApp chat