quinta-feira, 30/07/2026
A Padaria União toma todos os cuidados para proteger colaboradores e clientes

Panificadoras de bairros aumentaram produção de pães

Compartilhe:
José Rodrigues: consumo de pão aumentou

Por Kaio Lôbo (*)

A quarentena para combater a pandemia do novo coronavírus fez padarias do Estado de Sergipe buscarem alternativas para não perder vendas e tentar manter os funcionários empregados. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe (Sindipan-Se), José Rodrigues, o setor que sofreu uma forte queda no faturamento foi a venda de produtos para consumo no local, como café da manhã e almoço, “Essas vendas foram afetadas em mais de 70%”, revela o presidente.

Em contrapartida as panificadoras de bairros tiveram aumento na produção de pães. O acréscimo foi motivado pela grande demanda de pessoas dentro de casa que passaram a se alimentar mais. O presidente do Sindipan disse que estabelecimentos localizados no centro e zona industrial tiveram uma perda maior, mas explica que panificadoras que se dedicavam exclusivamente à panificação em bairros pequenos estão com a produção elevada. “A gente vê pela quantidade de farinha que está sendo vendida pelos moinhos. Hoje houve um aumento significativo para as panificações de bairro”, acrescentou.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em Sergipe existem mais de 1050 padarias. O Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) aponta que antes da pandemia as padarias atuavam 80% offline, isso vai de encontro com os dados de vendas online da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que mostra o crescimento de compras de alimentos e bebidas para consumo imediato de 79%.

Dentro deste novo cenário as padarias de Sergipe começaram a usar aplicativos do ramo alimentício, como também a fazer o próprio delivery. “Algumas padarias entraram no Ifood, outras estão em um aplicativo do Sebrae que começou a circular por agora, isso tudo é válido para ver se aumentava o fluxo de caixa”, explica José Rodrigues.

Segurança e solidariedade

Os decretos governamentais impuseram para as padarias uma limpeza geral de piso, banheiros, entre intervalos de duas horas, e uma desinfecção de maçanetas, bancadas, a cada trinta minutos ou uma hora.

Além do uso obrigatório das máscaras para o cliente entrar no estabelecimento, o presidente do sindicato acrescenta outras formas para barrar a disseminação da covid-19 “Temos uma pessoa exclusivamente para colocar álcool em gel para os clientes. A principal dificuldade é organizar a fila com a distância social correta de 1,5m a 2m, mas já estamos nos adaptando”, frisou.

O empresário Carlos Alberto Santos da Paixão, proprietário da Padaria União, vem tomando todos os cuidados necessários nesta pandemia, visando a saúde dos colaboradores e clientes, obedecendo as recomendações da Vigilância Sanitária em acordo com os diversos decretos governamentais.

“O setor de panificação é considerado um serviço essencial. Desde o dia 18 de março, quando do primeiro decreto, estamos funcionando, mas houve uma redução nas vendas, principalmente de salgadinhos devido à proibição de reuniões”, frisou. Mas a parte de pães, segundo ele, teve aumento nas vendas, porque as pessoas têm permanecido em casa e o consumo aumentou.

“Somos gratos a Deus, mas estou solidário com os segmentos que não estão podendo funcionar. Imagine o quanto é doloroso para os que não podem abrir seus estabelecimentos.  Já deveríamos estar abrindo o comércio com restrições. Teremos que conviver com a realidade do vírus por muito tempo. Por isso, precisamos encontrar um meio termo, continuar uma campanha maciça para o uso de máscaras e as pessoas que estão no grupo de risco devem ficar em casa. Aquelas que precisam sair para suas atividades, tomem os cuidados necessários”, orientou o empresário.

(*) Estagiário sob supervisão do jornalista Antônio Carlos Garcia

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Sylvia Anjos, diretora de produção da Petrobras

Petrobras inicia implantação dos gasodutos do SEAP em Sergipe em 2027

Diretora da Petrobras confirma início da infraestrutura do SEAP em 2027; projeto pode transformar Sergipe …

WhatsApp chat