sexta-feira, 21/11/2025
Yoakan já seguiu para República Tcheca Foto: César de Oliveira

Karateca sergipano vai participar de campeonato mundial na República Tcheca

Compartilhe:

O karateca sergipano, Yoakan Jócelis, 41 anos, faixa preta, 5º dan, é o único atleta nordestino e do Estado que participará do 13º Campeonato Mundial de Karatê, promovido pela SKIF (Shotokan Karatê-Do International Federation), que ocorrerá na República Tcheca, de 15 a  21 de julho.

Cartaz do Campeonato Mundial de Karatê

Yoakan integra um grupo de 23 atletas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Goiás. “Será uma longa viagem. Vou hoje, 10,  para Salvador e amanhã, 11, pego um voo para São Paulo com destino a Dubai e de  lá para Praga”, contou. A competição ocorrerá  na cidade de Hradec Králové , região da Bhoemia.

Apoio

Além de  ter treinado bastante para a competição,  Yoakan Jócelis teve que buscar patrocinadores, já que a viagem não é barata. “Quero agradecer à senadora Maria do Carmo que, ao ler uma reportagem sobre a campanha que fiz para a viagem, telefonou para mim e pagou toda minha viagem. A senadora ligou e disse que eu iria como um atleta digno, para defender o Estado”, contou  emocionado Yoakan.  “Ia ser um sufoco, caso a senadora Maria do Carmo não tivesse ajudado”, completou.

“Quero agradecer, também, ao deputado estadual Georgeo Passos. Meus agradecimentos aos colegas que compraram rifas, camisas  para que eu pudesse viajar”, disse o atleta. Ele também teve  apoio da Viação Progresso.

Conheça Hradec Králové

Vista aérea de Hradec Králové, onde Yoakan vai competir Foto: Wikipedia

Hradec Králové é uma cidade checa (a oitava maior do país) localizada na região de Hradec Králové, da qual é capital, na Bhoemia oriental. Fica situada na confluência do rio Elba e do rio Orlice. É um importante centro acadêmico e constitui também um nó importante da rede de transportes da Bhoemia oriental.

O nome da cidade sugere que durante séculos foi uma cidade de dotes de rainhas tchecas. Um dos seus “proprietários” temporários e patronos generosos era a viúva dupla Eliška Rejčka. Foi ela quem fundou a Catedral de St. Espírito, um edifício gótico de três naves de tijolo com duas torres maciças, que hoje, juntamente com a Torre Branca da Renascença, domina o centro histórico. Incidentalmente, em 1424, o comandante hussita Jan Žižka de Trocnov foi temporariamente sepultado neste templo .

 

Compartilhe:

Sobre Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Leia Também

Maratona de Aracaju Banese 2025

Maratona de Aracaju Banese 2025 tem medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima entre 10 mil atletas confirmados

  Uma das maiores corridas de rua do Nordeste vai contar com 10 mil atletas. …

WhatsApp chat