sexta-feira, 12/08/2022
Unit
Café com imprensa promovido pelo Grupo Unit Fotos: Luiz Dinarte CCS/Unit

Unit faz 60 anos e promove café para a imprensa; o reitor Jouberto Uchôa lembra “gesto ousado” quando criou o curso de Jornalismo

Compartilhe:
Unit
Presidente do Grupo Unit, Luciano Klima, e Jouberto Júnior, vice-reitor

Em 1981, quando implantou o curso de Jornalismo na então Faculdades Integradas Tiradentes (FIT), o seu diretor Jouberto Uchôa de Mendonça dava um passo ousado para a época e enfrentou uma série de dificuldades. “Foi um gesto ousado, o curso não era aceito pela sociedade”. Lembrou ontem Uchoa, durante o Café com a Imprensa, na biblioteca da Universidade Tiradentes (Unit), Campus Farolândia, realizado ontem à tarde.

A lembrança foi apenas um dos muitos obstáculos contados por Jouberto Uchôa e seu filho Jouberto Uchôa Júnior, vice-reitor da instituição, que conversaram com os jornalistas sobre os 60 anos do Grupo Tiradentes. Coube ao filho recordar-se, também, que no curso de Arquitetura houve quem não quisesse permitir o estágio. Esses detalhes do passado moldaram o dia a dia do Grupo e, ontem, “o encontro foi para celebrar nossa parceria ao longo desses anos”, disse o reitor. Também foi aberta uma exposição com uma linha do tempo contando a história do grupo, desde a sua fundação, em 1962, com o Colégio Tiradentes, até os dias atuais.

O tema da exposição “Há 60 anos realizando sonhos e transformando o futuro” com fotos – mostrando toda a trajetória do Grupo Tiradentes – está no primeiro andar da biblioteca do Campus Farolândia, depois vai para os outros campi e para os shoppings da cidade. Tanto Uchôa Júnior quanto o presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima, mostraram para os jornalistas toda a linha do tempo da instituição.

Tecelão e bedel

Mas coube ao reitor Jouberto Uchôa, 85 anos, ‘roubar a cena’ contando o início de sua vida profissional. Ele começou como tecelão, atividade que naquela ocasião era somente para as mulheres e, por isso, ele era alvo de chacotas. Foi marcador de quadrilha e, em seguida, convidado para trabalhar no Colégio Pio X, onde assumiu diversas funções: servente, bedel, chegando até a ser um dos diretores.

Além da história da instituição, outras também muito interessantes foram contadas por Jouberto Uchôa Júnior sobre como nasceu a paquera entre seu pai e sua mãe, Amélia Maria Cerqueira Uchôa, que durante 28 anos foi vice-reitora da Unit. Uchôa Júnior relatou que o seu pai, quando era marcador de quadrilha, deixava Amélia sem par para dançar com ela. E entre uma dança e outra, uma conversa, um olhar, eis que terminou em casamento.

O reitor Uchôa brincou com o filho que contou este “segredo” e foi só elogios à Amélia Uchôa, que juntos fundaram o Colégio Tiradentes lá nos idos de 1960. Com o apoio da esposa – como ele enfatizou durante o Café com a Imprensa – o professor Uchôa foi sendo encaminhado para a educação, hoje sua grande paixão. Ele falou dos primeiros jornalistas formados na instituição, outros que vieram em seguida e diz que acompanha, atentamente, o trabalho dos profissionais de imprensa que passaram por lá.

No final do evento, eis que Jouberto Uchôa faz um pedido: que todos o aguardassem ali pois iria em todas as mesas para abraçar um por um. E quem não o atenderia?

Milhares de formandos

O fundador da Grupo Unit, Jouberto Uchôa, com jornalistas

Desde que foi fundada até agora,  pelo menos 91.559 alunos se formaram na instituição (dados até junho de 2022). Hoje, são mais de 25 mil estudantes matriculados, mais de 1.400 docentes, mais de 60 cursos de graduação (entre presencial e ensino à distância – EAD), 15 áreas de oferta de pós-graduação lato sensu e seis programas de pós-graduação stricto sensu.

Hoje, a Unit está em Sergipe, num total de 12 dos 75 municípios; em quatro municípios da Bahia; em sete de Pernambuco; um no Rio Grande do Norte e outro em São Paulo. Além do Tiradentes Institute, em Boston, no Estados Unidos.

Durante a conversa com os profissionais de imprensa, a radialista Magna Santana ao se dirigir ao professor Uchôa para falar dos 60 anos do Grupo Tiradentes foi buscar no cinema a inspiração numa frase incônica, eleita favorita pelos cinéfilos britânicos, do personagem Buzz Lightyear, o boneco-astronauta do filme Toy Story.

De que a Unit vai “ao infinito… e além!”.

Últimas notícias:
Compartilhe:

Leia Também

Inteligência artificial

Sergipe contará com curso técnico profissionalizante em Inteligência Artificial

Com o objetivo de desenvolver ainda mais a área de tecnologia e inovação em Sergipe, …

WhatsApp chat