segunda-feira, 19/10/2020
Os 11 candidatos a prefeito de Aracaju

Setransp entrega documento sobre transporte público aos candidatos a prefeito de Aracaju

Os 11 candidatos a prefeito de Aracaju terão, até amanhã, 16, um documento elaborado pelas principais entidades do setor de transporte do país, com propostas e práticas de melhorias para a mobilidade, bem como um retrato da realidade da capital. O documento está sendo entregue pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp), com ideias específicas para o transporte público, baseado na compilação de informações de matérias que concorreram ao Prêmio Setransp de Jornalismo.

Relatório do Setransp

Os panoramas têm o intuito de esclarecer aos candidatos sobre o quadro atual da mobilidade e agregarem aos seus planos de governo propostas que despontem a importância do transporte coletivo como serviço essencial para a população da capital.

Atualmente, o setor tem enfrentado desafios para desenvolver uma melhor estrutura para mobilidade urbana. De acordo com o guia de transporte público preparado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), “Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade”, existem  medidas rápidas, porém intensas, que podem contribuir significativamente para com a melhoria da mobilidade urbana de todos, e podem ser implantadas já no próximo mandato eletivo (2021-2024).

O mesmo é destacado no “Retrato da mobilidade urbana de Aracaju e Propostas de melhorias para o transporte público coletivo”, preparado pelo Setransp em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse).

As soluções para os problemas passam pela transparência das informações sobre o serviço, pela necessidade de novas fontes de financiamento extra tarifárias, pelo desenvolvimento de infraestrutura adequada de priorização do transporte público coletivo promovendo uma maior agilidade ao mesmo e pela fiscalização intensificada dos transportes clandestinos. Além de tudo isso, a aplicação de um padrão de qualidade para o transporte público coletivo com aportes indispensáveis, servem para atender a população de maneira mais eficiente.

Leia Também

Pesquisa Ibope: Edvaldo tem 32% e Danielle 21%; disputa iria para o segundo turno

Se as eleições fossem realizadas hoje o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) disputaria o cargo no …