sexta-feira, 17/04/2026
estudantes robótica
Estudantes da rede estadual de ensino Foto: Arquivo Seed

Inscrições abertas para Feira de Inovação Tecnológica até 10 de abril

Compartilhe:

As inscrições para a 1ª Feira de Inovação Tecnológica da Rede Pública Estadual de Ensino estão abertas e seguem até o dia 10 de abril, exclusivamente pela internet, por meio do site oficial de inscrições. Integrada ao 2º Educkathon, a iniciativa é considerada estratégica para estimular a cultura digital, o pensamento inovador e o protagonismo estudantil. Embora o edital destaque a seleção e apresentação dos projetos, não há menção direta a premiação, reforçando o foco educacional, formativo e de visibilidade das ideias desenvolvidas por alunos e professores.

Podem participar equipes compostas por estudantes e um professor orientador. Os projetos selecionados serão apresentados durante a feira, marcada para os dias 20 e 21 de maio, em Aracaju.

A divulgação oficial das inscrições homologadas ocorrerá no dia 13 de abril. Já o resultado preliminar das equipes selecionadas será publicado no dia 30 de abril, com prazo para interposição de recursos. A lista final está prevista para o início de maio, conforme o edital.

Além da feira, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) também está com inscrições abertas para o I Campeonato de Robótica da Rede Pública Estadual de Ensino, voltado a estudantes do Ensino Médio. A iniciativa busca selecionar equipes para uma competição que estimulará habilidades em robótica educacional, pensamento computacional, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Promovidas pela Seed, as iniciativas têm como objetivo estimular a prática tecnológica nas escolas, além de incentivar e dar visibilidade a ideias inovadoras desenvolvidas por professores e estudantes.

As ações estão alinhadas às diretrizes da legislação educacional brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Educação Digital. O foco é o desenvolvimento de competências como cultura digital, pensamento computacional, resolução de problemas, trabalho colaborativo e o uso da robótica como ferramenta pedagógica.

Resultado do Educkathon

Além disso, a Comissão Organizadora do 2º Educkathon já divulgou o edital com a relação das inscrições homologadas para a competição, que pode ser conferida por meio do link. A lista reúne dezenas de propostas deferidas nas categorias Ideação e Programação, com participação de escolas das dez Diretorias Regionais de Educação (DREs).

A expectativa é que o 2º Educkathon reúna propostas criativas e soluções tecnológicas, incluindo projetos de robótica desenvolvidos no ambiente escolar, fortalecendo a inovação, a cultura digital e o protagonismo estudantil na rede pública de ensino, além da competição de ideação e programação realizada no próprio evento.

A organização também projeta um espaço de troca de experiências entre estudantes, professores e gestores, incentivando a colaboração e a disseminação de boas práticas pedagógicas. Além disso, as iniciativas devem ampliar o interesse dos jovens por áreas ligadas à ciência, tecnologia e engenharia, contribuindo para a formação de competências essenciais para o mundo do trabalho e para a continuidade dos estudos.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Aquipesc Brasil

Aquipesc projeta R$ 30 milhões em negócios e público recorde em Aracaju

Aracaju vai sediar, a partir desta quinta-feira (16) até sábado (18), no Centro de Convenções …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat