terça-feira, 07/07/2020

Saúde e alimentação: cuide-se bem

Compartilhe:
(*) Talita  Xavier Costa

O ano começou e muitos começam a correr atrás das dietas milagrosas. Exagerou na comilança do Natal e Ano Novo? O que fazer para perder aqueles quilos extras?

O verão é a melhor época para investir em saúde; as pessoas fazem mais atividade física ao ar livre, há uma maior ingestão de líquidos devido ao calor e aumento na queima de gordura.

É importante que os bons hábitos permaneçam por todo o ano, afinal cuidar da saúde é um estilo de vida e não apenas um momento. Não adianta tentar dietas instantâneas ou tratamentos estéticos e atividade física de alto impacto para ter um resultado rápido. O maior desafio é manter-se no equilíbrio e isso deve ser encarado como uma meta.

Cuidado com o efeito sanfona

A pessoa que se encontra com excesso de peso, não pode perder o foco e deve estar em constante vigilância, para não entrar no efeito “sanfona”. O trabalho de educação alimentar e nutricional tem muita importância nesses casos.

É no período de férias e nos recessos de trabalho que acontecem os maiores deslizes na alimentação. As confraternizações e saidinhas a passeio, viagens, entre outros encontros sempre vêm recheados de guloseimas.

Devo salientar que a alimentação é também um ato social e cultural e não dá para separar e isolar-se de todos. O ideal é que não aconteçam os exageros e que na hora de comer, a pessoa saiba fazer a harmonização, o equilíbrio e opte pelo mais saudável.

Construir metas tangíveis e gradativas é sempre válido! Comece o ano cuidando mais de você!

(*)Talita Xavier Costa é nutricionista e escreve quinzenalmente, às sextas-feiras, no portal. Ela é pós-graduada em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, especialista em Auditoria em Alimentação e Nutrição; e especialista em Alimentação Escolar.

Compartilhe:

Leia Também

Dinheiro: umas pessoas perdem, outras ganham muito. O que diferencia umas das outras?

A volatilidade no mercado está cada vez mais alta, devido às constantes notícias sobre a …

Deixe uma resposta