terça-feira, 15/07/2025
presidente Sidney, maçonaria
O irmão Sidney Isidro Marcandali da Silva obteve expressiva votação Foto: GOB

SAFL-GOB elege Sidney Marcandali presidente para o biênio 2025-2027

Compartilhe:

 

Antônio Carlos Garcia (*)

 

Em uma votação marcada por ampla participação, a Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil (SAFL-GOB) elegeu na manhã deste sábado (21) o novo presidente para o biênio 2025-2027. O Sapientíssimo Irmão Sidney Isidro Marcandali da Silva foi escolhido para assumir o comando da Casa de Leis Maçônica, com 487 votos, o que representa 61,7% do total. A chapa liderada pelo deputado federal Múcio Bonifácio Guimarães teve 299 votos (37,9%); e houve, ainda, 3 abstenções.

A eleição foi realizada no Plenário da Assembleia, em Brasília, durante reunião ordinária do Parlamento Federal da Maçonaria brasileira. O resultado foi saudado pelo Soberano Grão-Mestre Geral do GOB, Ademir Cândido da Silva, que parabenizou o novo presidente e desejou uma gestão fecunda à nova Mesa Diretora.

Plenário do GOB lotado
Plenário do GOB lotado Foto: Redes sociais

Sidney Marcandali é membro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica União e Fraternidade nº 1.384, no Oriente de Americana-SP, e também filiado à ARLS Fraternidade Paulistana nº 2.309, no Oriente de São Paulo. Iniciado na Maçonaria em 2010, atuou como Venerável Mestre nos anos de 2019 e 2020 e está em seu segundo mandato como Deputado Federal da SAFL, onde presidiu a Comissão de Relacionamento Político Institucional.

Nos corpos filosóficos, é Grande Inspetor Geral para o Rito Escocês Antigo e Aceito (Grau 33) e tem ativa participação na administração de diferentes corpos, incluindo a presidência do Sublime Capítulo Rosa-Cruz Monte Sinai.

Ao assumir a presidência da SAFL, Marcandali sinaliza o compromisso de dar mais dinamismo aos trabalhos legislativos e estreitar o diálogo com as Lojas do interior do país. Ele sucede o Sapientíssimo Irmão Ricardo Volpe Maciel, reconhecido por sua gestão participativa e presença nas bases da Maçonaria Gobiana.

“O GOB, por meio de seus Oficiais, reafirma seu compromisso com a harmonia entre os Poderes, com a Ordem e com a Sociedade”, declarou o Grão-Mestre Geral, destacando a importância da união institucional para o fortalecimento da Maçonaria brasileira.

Agora, com o pleito encerrado, é momento de todos descerem dos palanques. A disputa eleitoral faz parte do processo democrático, mas a Maçonaria exige de nós elevação moral, respeito mútuo e o dever de reconstruir pontes.

Honremos os preceitos maçônicos deixando de lado eventuais divergências e unindo esforços em prol de uma Maçonaria cada vez mais forte e atuante. Que a SAFL continue a ser exemplo de civilidade, de diálogo e de unidade — valores tão escassos no mundo profano, onde disputas por cargos efêmeros muitas vezes se sobrepõem ao bem comum. Que sejamos, nós, maçons, exemplo para o país.

 

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Qual é a sua verdade?

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   A minha verdade é uma hipótese no sentido …

WhatsApp chat