sexta-feira, 19/04/2024
Projeto Verão será bastante concorrido Foto: Marcelle Cristinne/PMA

Projeto Verão: parceria Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju assegura bom andamento e tranquilidade aos participantes

Compartilhe:

O fim da estação mais quente do ano se aproxima e, no menor e mais acolhedor estado do país, o Verão Sergipe fechará o período com chave de ouro. Última etapa do evento, o Projeto Verão tem início nesta sexta-feira, 1º, na Orla da Atalaia, na capital sergipana. Uma realização da Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo do Estado, o Projeto Verão, assim como as demais etapas do Verão Sergipe, contará com shows musicais e atividades culturais e esportivas para todos os públicos, movimentando o litoral da capital durante todo o final de semana.

A participação do Estado contribuiu para a construção de uma programação musical variada. Este ano, apresentam-se nomes consagrados da música brasileira, como Luedji Luna, Barão Vermelho, Marcelo Falcão, Glória Groove, Emicida, Titãs, Jorge Aragão, Pretinho da Serrinha, Paralamas do Sucesso e Baiana System. Além disso, o Projeto Verão teve a preocupação de valorizar os artistas locais, levando ao palco Gut, Morgana, Winnie, Reação, Pedro Lua, MC Pardal e Sandyalê. Confira a programação musical completa.

Além de ser mais uma opção de lazer para sergipanos e turistas, o evento deve trazer uma série de benefícios à população, como destaca o secretário Especial de Comunicação, Cleon Menezes. “Com a realização do Projeto Verão, encerramos o retorno do Verão Sergipe após mais de uma década de suspensão, e já sentimos os benefícios dessa iniciativa da gestão estadual. Em todos os municípios por onde o projeto passou, recebemos elogios da população pelo incentivo à cultura e ao lazer e agradecimentos dos pequenos empreendedores pelas oportunidades de renda extra. Com isso, asseguramos o cumprimento da nossa principal missão: cuidar do sergipano”, apontou o gestor.

O apoio do Governo de Sergipe ao evento também tem como finalidade assegurar a segurança e integridade do público, por meio da atuação das secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), e garantir assistência em saúde a quem precisar, disponibilizando equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segurança

A fim de garantir a segurança e a integridade do público durante o evento, a SSP montou um planejamento operacional estratégico que conta com a atuação do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil. A presença das forças de segurança é fundamental, uma vez que o evento atrai uma grande quantidade de sergipanos e turistas para o litoral aracajuano.

Em todos os dias de evento, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) irá garantir a fiscalização das principais áreas de risco, além de trabalhar de maneira preventiva com a orientação dos foliões, a fim de prevenir acidentes, e com o atendimento a vítimas de traumas ou afogamentos.

Para isso, o Corpo de Bombeiros contará com um efetivo de um efetivo de 91 bombeiros militares, incluindo socorristas, patrulhadores aquáticos, guarda-vidas, operadores de drones, equipes de salvamento e combate a incêndio e coordenadores, as guarnições contarão com quadriciclos, ambulâncias, botes, motos aquáticas, veículo auto-bomba, viaturas utilitárias e drones.

A área de atuação dos bombeiros compreende a Praia da Coroa do Meio; Praia dos Artistas; Praia de Atalaia; Praia da Cinelândia; Praias do Banho Doce e Aruana; Praias do José Sarney e Mosqueiro; e Orla Pôr do Sol. Em caso de necessidade, as equipes mais próximas da ocorrência podem ser acionadas, e o chamado também pode ser feito pelo telefone 193.

Polícia Militar vai garantir a segurança Foto: Ascom/SSP

Já a Polícia Militar garantirá a segurança na área do evento durante e após o Projeto Verão, realizando ainda o policiamento nos entornos da festa e na Orla Pôr do Sol. A PM também trabalhará para garantir a tranquilidade do trânsito nas principais vias e rodovias de acesso, atuando em conjunto com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, além de assegurar o monitoramento dos terminais de ônibus da capital.

Ao todo, 500 policiais militares irão atuar durante o evento, sendo que 140 trabalharão exclusivamente para garantir a segurança na região da Orla da Atalaia, 12 na Orla Pôr do Sol e outros 12 na área onde será realizada a programação esportiva.

As equipes contarão com 39 viaturas, 12 motos, 30 cavalos e 24 Bases Comunitárias Móveis (BCMs), além de drones e apoio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). O policiamento da área da praia será feito por meio da cavalaria e de veículos UTV.

A Polícia Civil, por sua vez, estará disponível para atender a população e visitantes por meio da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Detur), iniciando o plantão às 13 horas da sexta-feira, 1º, e encerrando às 6 horas da segunda-feira, 4. Ao todo, a equipe contará com seis delegados e 42 agentes e escrivães.

A corporação também atuará fornecendo aporte à operacionalização do recurso de reconhecimento facial durante o evento e estará disponível para a apuração de eventuais delitos, podendo ser acionada por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181.

Além disso, a Sejuc se somará às ações de segurança do Projeto Verão, disponibilizando um banco de dados de foragidos da Justiça para o sistema de videomonitoramento utilizado pela PM, a fim de que pessoas com mandado de prisão possam ser identificadas.

A pasta também irá atuar com o monitoramento dos presos, verificando a existência de violações de medidas cautelares como a proibição de participação de ambientes festivos ou de manter proximidade com a vítima, por exemplo.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Samu, dará apoio à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, que ficou responsável pela montagem do posto médico no local. O Samu disponibilizará 24 profissionais para atuar durante todo o evento, sendo oito por noite.

A equipe de atendimento será composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, dois condutores de veículos de emergência e dois estagiários (Medicina/Enfermagem).

O atendimento contará com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básica (USB) em cada noite.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Edvaldo abre 86ª Reunião Geral da FNP em Ribeirão Preto: “muitos desafios para o futuro das cidades”

Presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira …

WhatsApp chat