segunda-feira, 22/04/2024
Projeto Verão 2024
Evento ocorrerá entre os dias 1º e 3 de março, na Orla da Atalaia Fotos: Ascom Semdec

Projeto Verão 2024: órgãos municipais alinham planejamento logístico e operacional

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A Prefeitura de Aracaju promoveu, na manhã desta quarta-feira,7, reunião de alinhamento entre os órgãos municipais envolvidos na realização do Projeto Verão 2024, que ocorrerá entre os dias 1º e 3 de março, na Orla da Atalaia. Durante o encontro, realizado na sede da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), houve diálogo sobre o esquema logístico para execução de serviços, montagem de estruturas e implementação da segurança na área do evento.

Participaram da reunião representantes da Semdec, com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e a Defesa Civil; da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb); das Secretarias da Assistência Social; da Comunicação (Secom); da Saúde (SMS) e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

A organização antecipada visa uma festa com segurança e organização para a população

O secretário municipal da Defesa Social, tenente-coronel Silvio Prado, explica que os órgãos atuam de maneira antecipada para alinhar ações que assegurem o cumprimento de execução da montagem das estruturas e implementação de serviços. “Trabalhamos para entregar à população uma festa com segurança e organização. Nesse momento, preparamos a parte logística, para iniciar o cronograma de montagem das estruturas, implementação dos pontos de energia elétrica e iluminação, montagem do posto de comando e demais serviços que serão disponibilizados ao longo da programação”, destaca o secretário.

A Emsurb é a responsável pelo comércio ambulante e por toda a limpeza realizada antes, durante e depois do evento. Para assegurar a organização dos estabelecimentos comerciais licenciados e pontos turísticos situados na região do Projeto Verão, o órgão mobiliza centenas de servidores das Diretorias de Operações (Dirop), de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) e de Orlas e Parques (Diropa).

“Todo o nosso planejamento é executado pensando na comodidade das pessoas, sejam elas permissionárias, ambulantes ou que prestigiam a festa de alguma forma. Começamos com o cadastramento para os vendedores ambulantes, depois realizamos o sorteio dos espaços públicos de comercialização, fazemos a demarcação de toda a área e concluímos essa parte com a fiscalização do comércio durante o evento. Paralelo a isso, fazemos o planejamento de limpeza, iniciando com mutirões no entorno da Atalaia. Nos dias de festa, temos uma programação de limpeza específica durante o dia e outra no turno da noite e ainda temos equipes que atuam no pós festa para deixar tudo limpo para o próximo dia “, detalha o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

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