quarta-feira, 19/06/2024
Programa Pulse

Programa Pulse: Uninassau firma parceria com município de Cumbe

Compartilhe:

 

Com o objetivo de viabilizar ações integrais de prevenções e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), em especial as doenças cardiovasculares, o Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju lançou o Programa Pulse, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cumbe. A iniciativa tem a finalidade de suscitar maior adesão ao tratamento, assim como reduzir as manifestações clínicas e os índices de internações e morbimortalidade.

O município de Cumbe fica localizado no agreste sergipano, a 88 km da capital do Estado, e possui cerca de 4.344 habitantes. De acordo com o Sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), 671 dessas pessoas são portadoras de doença hipertensiva arterial sistêmica, 64 desenvolveram problemas cardiovasculares, 17 têm insuficiência cardíaca, 267 são portadores da Diabete Mellitus e 205 são fumantes.

Atualmente, o programa atende 20 pacientes do sexo masculino e feminino. A maioria é hipertensa, com Índice de Massa Corpórea acima do normal, sedentária e tem uma aptidão física e capacidade funcional reduzida, o que favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os pacientes são avaliados e introduzidos no programa reabilitacional, o qual recomenda exercícios físicos por, pelo menos, duas sessões de 40 a 60 minutos, por semana, sendo oportuna uma sessão de exercício resistido por semana.

“Este projeto de saúde visa diminuir os níveis pressóricos, reduzir os possíveis fatores de riscos para o agravamento de DCNTs e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Nesse sentido, essa iniciativa é capaz de contribuir para uma sociedade cumbense saudável, tendo em vista que essas doenças são um dos problemas de saúde com maior prevalência no território brasileiro. A ideia é continuar expandindo o número de pacientes com o objetivo de atingir toda a população que se enquadre ao projeto”, explicou o idealizador do projeto e professor do curso de Fisioterapia da Uninassau Aracaju, Dr. Paulo Autran.

 

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Em evento do G20, Edvaldo defende participação das cidades no enfrentamento de problemas globais

  “A inclusão das cidades brasileiras na reforma dos mecanismos de governança global é o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat