domingo, 28/01/2024
Presidente da Energisa Sergipe, Roberto Carlos Currais, e o prefeito Edvaldo Nogueira Fotos: Arthur DAvila

Prefeitura de Aracaju e Energisa iniciam mais uma edição do Natal Iluminado no Parque da Sementeira

Compartilhe:

A magia natalina chegou mais uma vez ao Parque Governador Augusto Franco (Sementeira). Nesta terça-feira, 5, o prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Energisa Sergipe, Roberto Carlos Currais, realizaram o acendimento das luzes do Natal Iluminado 2023 na área de lazer, que passa a contar com uma ornamentação composta por mais de oito milhões de pontos de luz, a maior decoração temática realizada no local nos últimos sete anos. O projeto é realizado na Sementeira, desde 2017, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Grupo Energisa.

Para o prefeito, o Natal Iluminado representa “um momento muito especial” para a cidade. “Estamos transformando Aracaju numa das cidades mais iluminadas do Brasil. A capital está linda, toda decorada, e isso eleva a autoestima da nossa população. Quem circula por nossa cidade vê como ela está bela, iluminada, e isso nos dá uma felicidade muito grande. Este ano, mais uma vez, estamos levando o Natal Iluminado a diversos pontos da cidade. Ontem, acendemos as luzes da Colina do Santo Antônio e da Orla, também iluminamos a Orla do Porto Dantas, as nossas principais avenidas, é um projeto que vem crescendo a cada ano e é feito para toda a cidade”, afirmou Edvaldo.

Ainda de acordo com o gestor municipal, outro aspecto “muito importante” do projeto é a consolidação de Aracaju como polo turístico neste período do ano. “É com esse circuito do Natal Iluminado que nós transformamos o mês de dezembro na cidade de Aracaju num mês de turismo, algo que não tínhamos antes. Temos registrado crescimento no fluxo de turistas nesse período, no aeroporto esse aumento chegou a 26%, estamos recebendo cada vez mais visitantes, tanto de fora do estado, como também dos municípios do interior sergipano, que vêm à nossa cidade para ver a decoração, e quanto o turista chega aqui, ele movimenta a nossa economia, isso gera emprego, gera renda”, completou Edvaldo.

Diretor presidente da Energisa Sergipe, Roberto Carlos Currais, afirmou que, para o Grupo Energisa, “é uma grande satisfação” chegar à sétima edição consecutiva deste projeto em parceria com a Prefeitura de Aracaju.  “Pra nós é uma alegria esse projeto, somos muito vinculados à luz e energia, e este ano estamos trazendo para o parque 285 peças decorativas, aqui temos mais de oito milhões de pontos de luz, 160 árvores iluminadas, 12 árvores cerejeiras que mudam de cor, a tradicional casa do Papai Noel, temos árvores flutuantes, a manjedoura, os presépios, enfim, uma decoração para todos aproveitarem”, pontuou.

A decoração da Sementeira conta, dentre outros atrativos, com portal de entrada; portal mosaico com 8,6 metros de altura; pórticos luminosos; elementos instagramáveis; túnel sequencial com micro lâmpadas de LED e lâmpadas estroboscópicas; árvores cerejeiras 3D com micro lâmpadas internas de LED RGB com efeitos luminosos alternados em cores diversas; globo de neve 3D com abertura para crianças entrarem e interagirem com neve artificial. No parque, a decoração tem ainda locomotiva luminosa, árvore 3D flutuante de 16 metros de altura, caixas de presentes flutuantes, arcadas com os três reis magos flutuantes, presépio dourado, entre outros atrativos.

Conforme detalhou o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes, para garantir o conforto e o bem-estar da população, foram instalados banheiros químicos em pontos estratégicos do parque, que já conta com módulos de banheiros em sua estrutura. “Além disso, também montamos uma praça de alimentação e organizamos o comércio na área interna, realizado pelos permissionários”, disse, ao ressaltar que o parque segue aberto diariamente no mesmo horário, das 5h às 21h30.

“Estou achando tudo lindo, a decoração me deixou encantada”, disse Aparecida Soares, aposentada que frequenta o parque com assiduidade. Junto ao neto João Gabriel, “que fiz questão de trazer para ver o acendimento das luzes”, ela afirmou que, a cada ano, “o parque fica ainda mais iluminado e bonito”. Assim como Aparecida, o servidor público Augusto Xavier não poupou elogios à decoração natalina da Sementeira. “Está de parabéns tanto a Prefeitura quanto a Energisa por proporcionarem a toda a população uma decoração belíssima como essa”, disse.

Natal Iluminado 2023

O Natal Iluminado 2023 está presente também nas praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso, na região central, conta com mais de 11 milhões de pontos de luz, a maior decoração já realizada nessa área pela Prefeitura de Aracaju. As Orlas Pôr do Sol, no Mosqueiro, e Porto D’antas, no bairro de mesmo nome, também ganharam a decoração natalina do projeto. Na Orla Pôr do Sol estão dispostas 48 peças, incluindo portal iluminado, peças de solo e iluminação em árvores naturais; e na Orla do Porto D’antas há outras 33 peças de decoração temática compondo a ornamentação.

O Natal Iluminado dispõe ainda de elementos decorativos nas principais avenidas de Aracaju. São 58 pontos na avenida Senador Júlio César Leite, no Aeroporto; 156 pontos na avenida Beira Mar (iniciando na rotatória do Terminal Zona Sul, até o restaurante Pier 13); 180 pontos na avenida Hermes Fontes (trecho compreendido entre a Praça da Bandeira e a rotatória do Gelão); 129 pontos na avenida Tancredo Neves (entre a Energisa e a loja Havan); 100 pontos na General Euclides Figueiredo; 15 pontos na Ivo do Prado; e 14 pontos no Morro do Urubu, no bairro Santa Maria.

Vila do Natal Iluminado

A esse circuito natalino criado pela Prefeitura de Aracaju se soma a Vila do Natal Iluminado, na Orla da Atalaia, uma realização do Governo do Estado e Fecomércio-SE. Iniciada no último dia 2, a Vila permanece aberta ao público até 2 de janeiro e conta com diversos atrativos, como pista de patinação no gelo, roda gigante, vila temática, casa do papai noel, igrejinha, presépio, árvore de LED, espaço instagramável e praça de alimentação.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Prefeito diz que investiu em Aracaju, em sete anos, mais de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura

“Conseguimos investir, em sete anos, somente em obras de infraestrutura, mais de R$ 1 bilhão, …

WhatsApp chat