quarta-feira, 03/07/2024
Selo ODS 2024
O Movimento Nacional ODS é formado por voluntários articulados por Núcleos Estaduais, em todas as regiões do país Fotos: Alberto Cézar

Prefeitura conquista o selo ODS 2024 com ações da Esgap e da Guarda Municipal

Compartilhe:

 

A Prefeitura de Aracaju recebeu, na tarde desta quarta-feira, 12, o selo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 2024, comemorativo aos 20 anos do Movimento Nacional ODS. O evento foi realizado no Teatro Atheneu onde duas entidades da administração municipal foram contempladas: a Escola de Governo da Administração Pública de Aracaju (Esgap), e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

A Esgap concorreu no eixo temático “Parcerias”, devido ao trabalho de formação continuada dos servidores públicos do município, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030. O diretor da escola, Bosco Rollemberg, destaca que, desde 2017, por orientação do Plano Estratégico da Prefeitura de Aracaju, a instituição pauta em seus objetivos gerais a construção de uma cidade moderna, inteligente, criativa e sustentável, e esse direcionamento foi reconhecido com o selo ODS 2024.

Público lotou o Teatro Atheneu

“Baseado nisso, começamos a fazer a capacitação de servidores. Os colaboradores da Prefeitura e os parceiros da escola fizeram cursos e participaram de palestras sobre educação ambiental, sobre a construção de uma cidade sustentável, entre outros temas. Este selo é o reconhecimento do trabalho que a Prefeitura vem fazendo. O mérito é do conjunto de servidores e do conjunto de secretários que desenvolvem, desde 2017, várias ações que estão alinhadas e que atendem ao avanço da construção de uma cidade sustentável”, disse.

Já a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) recebeu o selo pelo trabalho desenvolvido no Programa Anjos Azuis, que utiliza ações lúdicas, teatro de fantoches, jogos e outras atividades para transmitir mensagens importantes sobre comportamento, promovendo uma cultura de paz na sociedade e contribuindo significativamente para a formação dos jovens cidadãos. Segundo a coordenadora do projeto, Aracelly Matos, esta é a segunda vez que o Projeto recebe o selo ODS, motivado pelas ações lúdicas realizadas nas escolas, auxiliando na formação cidadã das crianças.

“É maravilhoso o reconhecimento, isso aumenta o nosso compromisso e também reafirma a importância do projeto, que está presente durante todo o ano nas escolas, não só do município, mas também em todas as escolas estaduais e particulares. A gente também espera que nós possamos ser exemplo para outras Guardas Municipais em todo o Estado”, disse.

Coordenadora do projeto Anjos Azuis, Aracelly Matos
Aracelly Matos, coordenadora do projeto Anjos Azuis

O projeto concorreu no eixo temático “Paz”, reafirmando o compromisso com toda a segurança e a paz da cidade de Aracaju. Segundo a coordenadora Aracelly Matos, o Anjos Azuis trabalha, de forma interativa, diversos temas importantes. “Nós temos 10 temáticas, sendo que dessas 10, temos cinco também com versão para Primeira Infância, que foi outro compromisso que o Programa Anjos Azuis assumiu. Então a gente aborda temáticas de comportamento social, o bullying, preservação de patrimônio, violência de gênero, inclusão social, entre outras”, afirmou.

O Movimento Nacional ODS é formado por voluntários articulados por Núcleos Estaduais, em todas as regiões do país, que buscam a construção de um planeta socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrado. Para conquistar a certificação, a companhia precisa ter uma atuação alinhada a diversas metas propostas pela Agenda 2030 — comprovando a colaboração para a conquista dos objetivos. Portanto, seguir os princípios do selo ODS contribui com o desenvolvimento econômico sustentável.

 

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Quer fazer um voo panorâmico e conhecer Aracaju do alto? “Veio do Avião” tá fazendo um sorteio

  Quem sonha em dar um passeio de avião e ver Aracaju, Barra dos Coqueiros …

WhatsApp chat