sexta-feira, 19/04/2024
Redes sociais
Ações da prefeitura são divulgadas nas redes sociais Fotos: Marcelle Cristinne

Prefeitura amplia aproximação dos cidadãos e divulgação de serviços nas redes sociais

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O surgimento das redes sociais, aliado ao avanço da cobertura de telefonia e internet, tanto móvel quanto nas residências, provocou transformações profundas na forma como a sociedade se comunica. Para aproveitar as potencialidades surgidas neste contexto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), mantém um trabalho diário de alimentar essa forma de contato com os aracajuanos, ampliando a divulgação de serviços municipais. O sucesso nesta iniciativa fica comprovado ao observar o crescimento robusto que as plataformas da administração municipal têm alcançado nos últimos anos.

De acordo com os dados do setor de Mídias Digitais da Secom, desde 2019, todas as redes sociais ligadas à Prefeitura de Aracaju registram crescimento consistente no número de seguidores. Na plataforma em que este avanço tem sido maior, o Instagram, o número de seguidores subiu de 37 mil em 2019 para 196 mil em 2023, ou seja, mais que quintuplicou.

Mesmo nas redes com uma base ativa de usuários menor na capital, o resultado segue sendo positivo. O perfil no Twitter, por exemplo, saltou, entre 2019 e 2023, de 16 mil para 25 mil, um crescimento de  56,25%. O Facebook, por sua vez, saiu de 39 mil seguidores para 43 mil, o que significa aumento na ordem de 10%, mesmo ante o declínio que esta mídia enfrenta em todo o mundo.

Carlos Cauê: “buscar uma ampliação nas redes sociais

Conforme explica o secretário municipal da Comunicação Social, Carlos Cauê, esses números podem até parecer inexpressivos diante de alguns fenômenos comunicacionais. Entretanto, explica ele, os temas abordados em sites institucionais e canais oficiais, por vezes, não têm o mesmo apelo que as pautas cotidianas que movimentam as redes sociais de influencers e famosos, por exemplo.

“Nosso posicionamento é, primeiro, buscar uma ampliação, um alcance maior possível que essas redes possam nos dar, tanto na diversidade das plataformas que já existem, quanto na produção dos conteúdos, tentando variar o produto, tentando desoficializar o conteúdo para torná-lo mais palatável à sociedade como um todo, torná-lo mais atraente, naturalmente com conteúdos de serviços, de prestação de serviços, de informação que a Prefeitura tem e promove diariamente. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais e aí não tem limite, tanto do ponto de vista da criatividade, como da leveza, quanto da irreverência, para tratar sobre os mais diversos assuntos, obviamente obedecendo e respeitando a natureza de cada assunto”, destaca o secretário.

Para tanto, os cuidados são essenciais, ressalta o gestor. “Primeiramente, com a veracidade daquilo que a gente informa. Somos um órgão de comunicação que milita contra fake news, contra as atividades nocivas que a internet, muitas vezes, põe para circular na sociedade, portanto, a veracidade é um princípio inarredável da Secom. Temos, ainda, o cuidado de informar segmentadamente, buscando públicos para que a notícia se harmonize, que seja do interesse. O objetivo é tornar as mensagens que produzimos, tornar a comunicação mais ampla possível, inclusive obedecendo o direito constitucional do dever de informar, de dar publicidade aos atos que a administração pública realiza. Nosso intuito é fornecer informação de qualidade, verídica e útil para a sociedade”, complementa.

À medida que as postagens acontecem, a interação é instantânea, e o feed back da população conectada é considerado. “Temos um processo de monitoramento diário das redes sociais com o qual checamos a informação que estamos ofertando e, também, a reação das pessoas em relação a essa informação e, além disso, aquilo que esteja circulando na rede e que, talvez, não esteja diretamente ligado ao que produzimos. Isso serve como uma referência para aprimorarmos o nosso trabalho, para entendermos onde há ruídos na comunicação, para buscarmos sanar problemas que são apontados pela sociedade sobre alguma área e, logicamente, aprimorar o nosso trabalho, seja de comunicação em si, seja a prestação de serviço que a Prefeitura oferece à população”, salienta o secretário.

Um dos pontos principais que objetivam reforçar a presença nas mídias digitais é a oportunidade que elas criam de expandir a capacidade de publicização do que é feito pela administração municipal, uma vez que representam mais uma forma de interação com a sociedade, seja para divulgação de informações e serviços, ou mesmo para receber avaliações importantes das políticas públicas implementadas e monitorar seu sucesso ou entraves.

“A presença da Prefeitura nas redes responde à necessidade que a gente tem de informar às pessoas o máximo possível sobre o que estamos fazendo. Nós acompanhamos a evolução tecnológica, da comunicação entre as pessoas, e com isso estabelecemos uma ligação mais presente com a população, não só informando, mas também recebendo o feedback dos usuários, o que nos ajuda a atuar melhor. Esse crescimento registrado nos últimos anos nos mostra que estamos agindo da maneira correta, reforçando esse laço entre poder público e cidadão”, ressalta o secretário-adjunto de Comunicação Social de Aracaju, Rafael Galvão.

O sucesso refletido nos números está ligado também a um esforço coletivo, de uma equipe composta por diferentes profissionais, de áreas variadas de formação, e que atuam em parceria, o que ajuda a manter a criatividade.

Além disso, para além do monitoramento e constante busca por aperfeiçoar a forma de se comunicar, há a compreensão de que cada rede social demanda uma estratégia específica, apesar de compartilharem algumas ferramentas similares, e ainda que, apesar de ser preciso adaptar-se aos ambientes das redes, não se pode esquecer dos compromissos e responsabilidades de uma comunicação pública.

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