segunda-feira, 19/10/2020

Por que as mídias sociais são importantes para o seu negócio?

Cleomir Santos (*)

O marketing pelas mídias sociais se tornou praticamente uma obrigação para a expansão de qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Só no Brasil, hoje, mais de 81% da população usa pelo menos uma plataforma de mídia social.

Só para ilustrar, no resto do mundo há mais de 3 bilhões de pessoas que usam as redes sociais, com mais e mais pessoas aderindo a esse comportamento. Isso é quase metade da população mundial. A cada dia, as indústrias das mídias sociais crescem e isso não vai acabar tão cedo, e é por esse motivo que os empreendedores precisam aproveitar as vantagens do uso dessas plataformas.

Através das mídias sociais, as marcas podem alcançar clientes existentes e potenciais facilmente, e tudo isso de forma rápida, econômica e altamente eficaz, a fim de expandir seus negócios.

Logo abaixo, o consultor de marketing digital, Cleomir Santos, listou três razões pelas quais a mídia social é tão importante para o seu negócio.

Usar as mídias sociais para os negócios é gratuito

Não custa um centavo para se juntar à maioria das plataformas de mídia social. Seja no Facebook, Instagram, Twitter, etc. Nenhum deles possue um custo de entrada.

No entanto, se você pretende dar o próximo passo e pagar por promoções, como anúncios, isso garantirá que sua marca alcance ainda mais clientes em potencial e o custo ainda será relativamente baixo em comparação com outras estratégias de marketing.

A maioria dos proprietários de empresas, entretanto, não tem tempo para investir em mídia social, portanto, vale a pena pedir a ajuda de um profissional em marketing digital, e com isso a marca terá um plano de marketing de mídia social.

As mídias sociais facilitam o alcance de clientes em potencial

Seus clientes já estão nas mídias sociais, portanto, encontrá-los dentro desses canais irá garantir que sua marca se conecte facilmente com seu público-alvo. Dependendo do seu setor, pode haver uma plataforma de mídia social que tenha mais interesse e valor para o seu negócio do que outra.

Dito isso, fazer uma pesquisa de mercado o ajudará a escolher em quais plataformas depositar todas as energias.

Por meio das redes sociais, você pode se conectar com clientes existentes e potenciais, oferecer atendimento on-line, realizar pesquisas de mercado e demonstrar personalidade de sua marca, tendo uma conexão autêntica com seus clientes.

As estratégias de marketing mais eficazes são direcionadas a um público específico. Por exemplo, você poderá analisar as informações do próprio Instagram para avaliar o desempenho dos seus conteúdos, o horário em que as pessoas estão ativas, a faixa etária, gênero, etc.

Com isso, você usará essas informações para melhorar ainda mais o seu trabalho de divulgação.

As empresas obtêm mais exposição, tráfego e percepções de mercado

A mídia social é a chave para direcionar o tráfego para o seu site por meio de anúncios e postagens que você publica. Ao responder a comentários e mensagens, você pode facilmente se conectar e criar um vínculo com seus clientes.

Ao estar presente nas redes sociais, você também pode maximizar a quantidade de exposição que seu negócio obtém, concentrando seus esforços nas plataformas certas, otimizando seu perfil de mídia social de negócios e mantendo uma presença constante.

Por fim, outro benefício de usar o marketing de mídia social é que você pode obter uma visão única do seu mercado por meio de pesquisas e enquetes. Você também pode pedir diretamente aos clientes que avaliem seus produtos e curtam, compartilhem ou comentem e, por meio disso, você pode identificar os sentimentos dos clientes sobre sua marca ou produto.

Concluindo: é vital que sua empresa tenha um plano de marketing em mídias sociais para se manter atualizada e continuar se expandindo.

 (*) Consultor de Marketing Digital, natural da cidade de Aracaju (SE), amante da música, de um bom café, aquela reunião com boas companhias, fissurado em viajar e um ótimo comunicador que ajuda pessoas e pequenos empreendedores através de conteúdos no Portal Me Ajuda Cleo.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

15 de outubro: o professor nosso de cada dia e o descaso dos gestores 

Em 15 de outubro de 1827, o imperador Pedro I baixou um Decreto Imperial criando …