terça-feira, 23/04/2024
Este ano não vai ter a tradicional quadrilha junina Foto: Pritty Reis/Ascom Secult

PF faz operação da Secretaria de Estado da Cultura

Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (12), a Operação Árion, com o objetivo de apurar irregularidades identificadas no procedimento licitatório (chamamento público) promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe para a contratação de atrações artísticas que se apresentaram no “Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo – 2018”, evento comemorativo do período de São João ocorrido na orla de Aracaju.

As investigações indicam que foram incluídas cláusulas no edital do certame que restringiram e frustraram seu caráter competitivo, permitindo que uma única empresa se sagrasse vencedora de 98% das contratações, que contaram com recursos da União, por meio de dois convênios firmados com o Ministério da Cultura em repasses totais de R$ 1.222.760,00.

Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Aracaju e São Cristóvão, com a participação de 16 policiais federais.

Árion, nome dado à operação, é alusivo a um poeta lírico grego que, segundo a lenda, teria vencido uma competição musical e, ao retornar à sua terra natal, marinheiros teriam tentando tirar sua vida para se apossarem dos prêmios que recebeu.

Secult responde – A  Secretaria de Estado da Cultura, informa que não foi notificada oficialmente pela Polícia Federal em razão da operação Árion, deflagrada na manhã desta segunda-feira, 12, com o objetivo de investigar possíveis irregularidades no processo licitatório para contratação de artistas para o Arraiá do Povo.

Em tempo, esclarece que entre os meses de agosto e setembro, funcionários que participaram da comissão documental e de mérito artístico colaboraram com a ação deflagrada quando convocados pela PF, fornecendo documentos necessários para a investigação, e prestando esclarecimentos sobre o processo licitatório, conforme solicitado pelos agentes.

A equipe de gestão da Secretaria de Estado da Cultura, com o intuito de colaborar com as autoridades, apura todos os fatos com transparência e rigor, apoiando o trabalho realizado pela PF e confiante no esclarecimento dos fatos.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Antônio Camilo

Antônio Camilo lança hoje biografia do radialista e cronista esportivo Carlos Magalhães

  O escritor e biógrafo Antônio Camilo lança nesta quinta-feira, 11 de abril, a partir …

WhatsApp chat