sexta-feira, 15/10/2021
Muitas pessoas foram prejudicadas Imagem: Uihere

Paralisação no Facebook, Instagram e WhatsApp: será que vai acontecer de novo?

Cleomir Santos (*)

Os problemas de acesso que afetaram diversos usuários no Facebook, Instagram e WhatsApp continuam impactando outras áreas. Embora as plataformas tenham ficado inacessíveis por horas, este não foi o único problema enfrentado.

As últimas informações revelaram que os problemas vivenciados nos sistemas da empresa afetam até mesmo os cartões de identificação de entrada dos funcionários.

O Facebook, que ficou em silêncio sobre o assunto durante várias horas segunda-feira (04/10/2021), finalmente fez sua primeira declaração à tarde (16:52). O diretor executivo da empresa, Mike Schroepfer, explicou o motivo da paralisação e pediu desculpas a todos que utilizam os serviços do Facebook em todo o mundo.

Confira os detalhes abaixo:

Por que o Facebook, Instagram e WhatsApp falharam…

Mike Schroepfer, que fez a declaração em sua conta oficial no Twitter, começou seu discurso pedindo desculpas pelos transtornos causados pelo colapso que todas as plataformas de mídia social da empresa entraram. Afirmando que a paralisação foi devido a problemas de rede, o diretor disse que todos estavam trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar os serviços.

Fonte:(17) Mike Schroepfer no Twitter: “*Sincere* apologies to everyone impacted by outages of Facebook powered services right now. We are experiencing networking issues and teams are working as fast as possible to debug and restore as fast as possible” / Twitter

Ao mesmo tempo, a empresa, que fez uma declaração adicional, anunciou que os envolvidos verificaram a possibilidade de um ataque cibernético, e isso não foi descartado até o momento.

Schroepfer, que foi tecnicamente responsável pela interrupção devido à sua posição, infelizmente, não fez outra declaração. Portanto, ainda não está claro quando o problema desaparecerá de uma vez por todas ou se vai acontecer novamente.

A verdade é que muitas pessoas foram prejudicadas e as reclamações mais acentuadas foram por conta da inacessibilidade do WhatsApp.

O aplicativo, que é usado na comunicação do cotidiano e de empresa/cliente, é considerado o serviço de mensagens número um do mundo. No entanto, após os eventos que ocorreram, é uma questão de tempo para que as pessoas utilizem aplicativos similares como o Telegram.

Dito isso, o Facebook, que perdeu muitos usuários recentemente por conta dos seus novos termos no WhatsApp, pode enfrentar um momento semelhante com essa interrupção de ontem.

Então, o que achou desse assunto? Achou satisfatória a explicação do diretor executivo do Facebook?

Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

Um forte abraço!

 

(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

Conectando pessoas

Na semana passada entrei em uma aeronave, em um voo de duas horas e desembarquei …