quarta-feira, 13/11/2019
Início » Artigos » O veganismo e os negócios: mercado está de olho no nicho dos nichos
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert

O veganismo e os negócios: mercado está de olho no nicho dos nichos

Compartilhe:
JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert
(*) Talita Costa

O veganismo é uma ideologia ou filosofia de vida que procura acabar com todas as formas de exploração animal, seja na alimentação, no vestuário ou em outro meio. Os veganos não consomem alimentos de origem animal, como carne (incluindo peixes, moluscos e insetos), laticínios, ovos e mel, além de evitar materiais derivados de animais, produtos testados em animais e lugares que usam animais para entretenimento e diversão.

O veganismo é a prática de viver de frutas, nozes, vegetais, grãos e outros produtos vegetais.Também vem se tornando um nicho de mercado interessante, que vai além do tradicional vegetarianismo. Já existem empresas de roupas, produtos de beleza e cosméticos, joias e limpeza; tudo feito com matéria-prima 100%vegetal.

A pesquisa ibope veganismo mostrou que 14% dos brasileiros se dizem vegetarianos, muitos deles, veganos. Isso significa 29 milhões de pessoas. Vários estudos têm sido feitos para tentar aproximar o sabor e a aparência dos produtos veganos aos não-veganos, a fim de melhorar a aceitação e, logo, aumentar o número de consumidores.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é a entidade responsável pela certificação de produtos veganos no Brasil, selo entregue mediante uma análise rigorosa da cadeia produtiva, com taxas que variam de R$ 300 a R$ 1 mil, dependendo do tamanho da empresa.

Estima-se que 2 mil brasileiros se convertem ao vegetarianismo toda semana. Os veganos são o nicho do nicho, porém, um mercado também crescente, que possibilita criar diferentes tipos de produtos e serviços. Algumas franquias já estão faturando alto com o comércio de alimentos veganos.

Desde que o negócio suporte na íntegra este tipo de filosofia de vida, o mesmo tem grandes chances de sucesso. Diante de todas essas estatísticas, podemos afirmar que o veganismo é uma tendência mundial e está se tornando um grande mercado no mundo dos negócios.

(*) Talita Xavier Costa é nutricionista e escreve quinzenalmente, às sextas-feira, no portal. Ela é pós-graduada em Gestão, qualidade e segurança em alimentação, especialista em Auditoria em alimentação e Nutrição; e especialista em Alimentação Escolar.

Compartilhe:

Leia Também

MPT abre inscrições para estágio em Jornalismo e Direito

Powered by Rock Convert Estão abertas até a próxima segunda-feira, 19, as inscrições para formação …

WhatsApp chat