sexta-feira, 24/01/2020
Início » Articulistas » O que é liberdade financeira?
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert

O que é liberdade financeira?

Compartilhe:
David de Andrade Rocha (*)

Muitos poderiam se perguntar necessariamente o que é essa tão liberdade financeira.

Seria não mais precisar trabalhar? Ganhar milhões em algum sorteio? Simplesmente dar adeus ao sistema capitalista? Ou qualquer outra coisa do gênero? A resposta para essas indagações acima é simplesmente: Não! A liberdade financeira não viria de nenhuma dessas formas, que comprovadamente, só aprisionam mais.

Acredito veemente no poder da construção em todos os planos da vida. Estudamos grande parte da nossa vida para construirmos uma base de conhecimento firme que possa nos levar a um melhor emprego e aproveitamento da vida. Construímos um relacionamento sadio com nossos companheiros e amigos, para vivermos bem em sociedade; buscamos de alguma forma respostas para os questionamentos de como chegamos aqui nesse planeta terra e o que viemos fazer, através de nossa religião (seja qual for) ou pelo saber científico.

Logo estamos sempre buscando e construindo algo, seja físico ou seja uma ideia, e da mesma forma nossa vida financeira deve ser construída de maneira que não nos deixe desprevenidos em momentos de crise econômica e de necessidades individuais de teor monetário. Como por exemplo, gastos não programados, digamos com o conserto de um carro.

Muitos educadores financeiros falam no conceito de liberdade financeira e ou independência financeira de forma exemplar, mas somente dentro do meio acadêmico e ou em conversas particulares. Alguns livros tratam um pouco desse conceito, mas sem dicas de fato práticas sobre como atingir esse estado.

Tendo noção disso decidimos explicar em miúdos o que é e como chegar a essa condição. Mas não vamos dar dicas mágicas como muito vemos na internet, pois, particularmente, acredito que muitos dos que agora leem esse informativo, sabem que a verdadeira forma de se atingir esse estado é trabalhando e gastando menos do que ganha!

Sendo assim, definimos a liberdade financeira como: “A condição de manter um padrão de vida conquistado por tempo indeterminado, mesmo que a fonte de renda ativa seja retirada pelo mesmo período”.

Logo, não adianta simplesmente poupar o dinheiro. Deve-se fazê-lo trabalhar para nós, pois como é dito… O dinheiro é um ótimo funcionário, mas um péssimo patrão! Assim tendo o dinheiro trabalhando para nós de forma real, ele terá como crescer exponencialmente até que possamos viver da renda passiva gerada por ele.

Por renda passiva temos os aluguéis, dividendos de ações, opções, cupons, entre muitos outros que falaremos durante a nossa viagem nesse mundo. Mas que nesse momento fique claro que, mais do que poupar é necessário saber investir corretamente nosso dinheiro, para que não nos tornemos um escravo dele. Precisamos transformá-lo em um funcionário bem lucrativo.

Observem que esse é um longo processo e pode durar anos até ser atingido, pois de início a pessoa deve entender quanto precisa gastar por ano para ter uma vida de rico e saber investir parte de sua renda anual para atingir essa meta.

Observe aqui que não defendemos o conceito de trabalhar para poupar tudo, pois aí a pessoa não vive e, além do mais, no futuro acabará se sabotando. Para conquistarmos a liberdade financeira, devemos viver bem todo o tempo, pois saberemos de quanto precisamos para gerar a renda passiva para mantermos o mesmo padrão de vida conquistado.

Conquistado esse estado, podemos trabalhar somente com o que gostamos, sem precisar nos preocupar se teremos como pagar as contas no fim do mês, podendo tirar férias quando quiser e ou trabalhar em projetos sociais.  Em resumo, depois de atingir a liberdade financeira a pessoa poderá escolher o que quer exatamente fazer, pois não mais é um escravo e sim senhor de sua vida financeira.

Teremos oportunidades de voltar a esse tema no futuro, mas deixamos aqui a primeira dica sobre como atingir a tão sonhada liberdade: pense no longo prazo quanto investir.

Um feliz ano novo para todos e que 2020 seja um ano de grandes realizações em nossas vidas.

David Rocha

(*) David Rocha escreve semanalmente, às terças-feiras. Ele é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.

Compartilhe:

Leia Também

Volta às aulas e alimentação

Com o fim das férias escolares, a criançada volta à rotina, com horários para dormir, …

WhatsApp chat