quarta-feira, 24/04/2024
Equipe do MonitorAju Foto: Sérgio Silva/PMA

MonitorAju auxilia a gestão na triagem, orientação e acompanhamento da Covid

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Diante de uma crise sanitária como a pandemia do novo coronavírus, assistir a população por diversas vias é uma diretriz que pode salvar vidas e, entre essas frentes, orientar o cidadão e acompanhar o quadro clínico de pessoas com Covid-19 é fundamental para prestar o devido suporte e, consequentemente, poder salvar vidas.

E foi justamente com a finalidade de triar, orientar e acompanhar os casos da doença que a Prefeitura de Aracaju criou o MonitorAju, sistema simples, porém eficaz, que possibilita nortear ações do município para o enfrentamento da pandemia.

De março de 2020, quando foi lançado, até esta quinta-feira, 17, o sistema já registrou 397.124 ligações. O serviço pode ser acessado por qualquer aracajuano que apresentar sintomas associados a síndromes gripais, quando estiver em isolamento domiciliar ou aguardando resultado do exame para covid-19, via central telefônica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no 0800 729 3534, ou no portal www.aracaju.se.gov.br/monitoraju. O próprio serviço também realiza a busca ativa, contatando aqueles que testaram positivo, ao cruzar dados obtidos junto ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen).

A coordenadora do MonitorAju, Cristiane Santos, ressalta que o sistema está evoluindo continuamente. “E isso se demonstra pelo número de acessos da população. A cada dia, as pessoas procuram mais o serviço, o que mostra que existe confiança no atendimento prestado. O acompanhamento de positivados, por exemplo, é de suma importância, pois tendo noção da evolução clínica da pessoa, é possível orientar, precocemente, caso haja necessidade de um suporte mais avançado”, aponta.

Atualmente, cerca de 1.600 estão sendo monitoradas pelo serviço e, conforme a coordenadora do sistema, para atender à demanda, 16 profissionais atuam no MonitorAju, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, todos devidamente capacitados para este tipo de atendimento.

“Com o início da vacinação, passamos a atender a demanda daqueles que têm alguma dúvida, seja com relação aos efeitos da vacina, ou quanto tempo depois de positivado pode tomar a vacina, entre outros questionamentos. Portanto, o canal de atendimento é essencial para, inclusive, desmentir falsas informações, ou seja, melhor instruir a população”, salienta Cristiane.

Embora a pandemia tenha intensa cobertura midiática, ainda há muita gente com dúvidas básicas em relação ao comportamento adequado em caso de suspeita de contaminação, sobretudo neste momento de aumento de casos, o que tem gerado uma maior demanda deste serviço.

“Passamos informações referentes ao isolamento, aos sintomas, quando procurar uma unidade, quando realizar o teste, entre outras. Se houver algum sintoma um pouco mais grave, seja ele de febre, persistente, desconforto respiratório, indicamos que procure imediatamente uma unidade de saúde ou um hospital para uma avaliação médica”, afirma a coordenadora.

 

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