segunda-feira, 19/07/2021
Limpeza de canais feito pela Emsurb Foto: Sérgio Silva/PMA

Manutenção preventiva de canais garante segurança em Aracaju durante período de chuvas

Este ano as chuvas começaram antes do previsto e com um volume maior do que a média histórica. No mês de maio, choveu 291 mm, quando a média dos anos anteriores era de 250 mm. Segundo a Defesa Civil de Aracaju, o acumulado de chuva na primeira quinzena de julho ultrapassou 280 mm, quando a média histórica do mês é de 200 mm.

Mesmo com o volume de chuvas acima da média, não foram registrados casos de alagamento na capital. E isso se deu graças ao trabalho preventivo da Prefeitura de Aracaju que, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza serviços de manutenção constante nos canais, possibilitando a segurança da população durante este período de precipitações intensas.

Mais um canal sendo limpo Foto: Felipe Goettenauer/PMA

“Esse resultado é fruto de muito trabalho. Mesmo que muitas vezes a população não se dê conta, nossos agentes estão atuando diariamente, em diversos pontos da cidade, fazendo a manutenção dos canais, a varrição das ruas, a limpeza de terrenos e a poda de árvores. E agora esse trabalho constante mostra sua importância, com a segurança da capital garantida neste momento de chuvas intensas e contínuas”, ressalta o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

O diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, comenta que a resiliência dos canais está diretamente ligada ao trabalho antecipado de limpeza realizado ao longo de todo o ano. “Trabalhamos com metodologias distintas, que envolvem desde a limpeza manual até o uso de maquinários, como retroescavadeira, respeitando as características e necessidades de cada região da capital”, detalha.

Para o trabalho de manutenção preventiva ser bem executado, Bruno destaca que é necessário um planejamento eficiente, que demanda a preparação das equipes para o monitoramento diário em pontos estratégicos, sobretudo os mais vulneráveis. Além disso, é importante destacar os investimentos feitos pela prefeitura em maquinário e tecnologia, a exemplo da plataforma ClimAju, recurso inovador que permite o acompanhamento em tempo real das condições climáticas da cidade.

“Essa disponibilidade dos dados das condições climáticas da capital permite que a gente se antecipe e promova uma observação ainda mais minuciosa. Quando são identificadas situações que impedem o escoamento regular das águas, que ocasionariam transtornos à população, podemos agir com rapidez e solucionar aquele problema ”, explica o diretor.

Esforço conjunto

Além desse trabalho de manutenção preventiva, a Prefeitura de Aracaju mantém um Plano de Contingência, gerenciado pelo Comitê de Gerenciamento de Crises, criado em 2017.

Equipe de garis da Emsurb fazendo limpeza Foto: Felipe Goettenauer

O comitê reúne, além da Emsurb, órgãos e secretarias como a Defesa Civil, Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente e Comunicação, que atuam como força-tarefa durante os períodos chuvosos, garantindo a segurança da população e atendendo eventuais ocorrências.

Diante de situações de possíveis riscos durante as chuvas, como queda de árvores, pontos de alagamento e rachaduras nas residências, a população deve acionar a Defesa Civil de Aracaju através do número emergencial 199, que funciona 24h.

 

Leia Também

Com investimento superior a R$80 milhões, comunidades Nova Olaria e Recanto da Paz serão urbanizadas

As comunidades Nova Olaria e Recanto da Paz situadas, respectivamente, nos bairros Olaria e Aeroporto, …