domingo, 01/12/2024
Andrea Karla, da Unit,dá dicas importantes aos candidatos. Foto: Marcelo Freitas. Ascom/Unit

Mais de 4 mil candidatos farão o Enade

Compartilhe:

Neste domingo, 4.250 pessoas que concluíram curso superior em Sergipe  farão as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que será aplicada a partir das 13 horas (no horário de Brasília). A coordenadora do Enade do Grupo Tiradentes, Andrea Karla Nunes, alerta que como em Sergipe não há horário de verão, as provas começarão ao meio-dia, por isso, os candidatos devem chegar aos locais indicados às 11 horas da manhã.

“Quem na noite anterior for brincar Odonto Fantasy e no domingo fazer a prova, deve ficar atento”, alerta Andrea Karla, ao ressaltar que os portões dos estabelecimentos serão fechados ao meio dia. “Tem a mesma regra do Enem. Se não chegou no horário,  não fará a prova”, disse. Ela alerta, também, que os candidatos devem levar uma caneta preta transparente e documento oficial com foto. “Antes da prova, terá que desligar o celular e retirar a bateria”, avisou. As provas serão feitas no Campus da Unit e da Universidade Federal de Sergipe.

No exame, que é componente curricular obrigatório, as provas terão 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 de formação específicas. Destas 40, cinco serão subjetivas. As provas terão duração de quatro  horas. O estudante que deixar o local de provas antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente. Ele estará sujeito às mesmas consequências daqueles que não comparecerem e também ficará em situação irregular.

O  participante terá permissão para deixar a sala com caderno de questões somente três horas após o início do exame. Os candidatos responderão a questões da atualidade, meio ambiente, cidadania, tecnologia, violência, gênero, entre outros.

Andrea Karla dá uma dica aos estudantes: “um fator que também pode ser levado em consideração e ajudar o estudante na hora da prova é que faça primeiramente as questões subjetivas. Logo após, as questões que acredite estar ciente das respostas. É importante controlar o tempo. A atenção também precisa estar voltada para a transcrição das respostas”.

Para este ano, o Enade avaliará as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, além dos tecnológicos em Design de Interiores, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais.

O Enade é importante para o currículo do ano e também para instituição onde ele estudou. “Portugal já seleciona  aluno para Mestrado e Doutorado a partir do conceito preliminar do curso, assim com algumas empresas”, destacou Andrea. O resultado oficial será conhecido em 2016.

Até o dia de realização das provas, estará aberto o período para resposta eletrônica ao questionário do estudante. O preenchimento, obrigatório, deve ser feito no ambiente virtual destinado ao participante do exame, na página do Enade na internet. Aqueles que não responderem estarão em situação irregular e podem ficar impedidos de colar grau e de receber o diploma, mesmo que façam o exame. O acesso é obtido pelo número do CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso.

O questionário do estudante é um instrumento de coleta de informações, de caráter obrigatório, usado para subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao processo formativo.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Entrevista

Legado familiar na formação de valores influencia as decisões do empresário Juliano César, CEO do Grupo Fasouto

  No episódio mais recente do podcast “Raízes do Comércio”, Juliano César, sócio administrador do …

WhatsApp chat