sexta-feira, 06/12/2019
Início » Editorias » Cultura » Maçonaria: GOB Sergipe faz 30 anos e promove o I Encontro de Grão-Mestres Estaduais do Nordeste
Powered by Rock Convert
O grão-mestre estadual, Claírton de Santana: "fim de semana especial"

Maçonaria: GOB Sergipe faz 30 anos e promove o I Encontro de Grão-Mestres Estaduais do Nordeste

Compartilhe:

O Grande Oriente do Brasil-Sergipe (GOB-SE) completa, no dia 1 de dezembro, 30 anos de fundação. E para marcar a data, o grão mestre estadual Claírton de Santana,  está promovendo, neste final de semana, o I Encontro de Grão-Mestres Estaduais do Nordeste e o I Encontro de Presidentes Estaduais da Fraternidade Feminina do Nordeste.

A programação começa hoje, 29, sexta-feira, a partir das 19h30, no Hotel Comfort, no bairro Atalaia.  No sábado, 30, haverá palestras na Loja Clodomir Silva, no centro de Aracaju, e à noite um grande baile no Clube do Banese. O evento contará com a participação de maçons de todo o Brasil e com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, federal e estadual da Potência Maçônica.

“Será um fim de semana bastante especial para os maçons sergipanos, no qual o GOB Sergipe comemora 30 anos de fundação, apesar da maçonaria estar presente no Estado há mais de 140 anos, o poder executivo estadual foi formado em dezembro de 1989”, disse Claírton de Santana, Grão-Mestre Estadual de Sergipe.

 

 

O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (Associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica), fundada em 17 de junho de 1822. O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura, a Proclamação da República e a Independência do Brasil.

Em Sergipe a fundação da jurisdição estadual ocorreu em 01 de dezembro de 1989, e atualmente congrega no Estado 13 lojas maçônicas, presente em cinco municípios.

Maçonaria

A Maçonaria é uma sociedade discreta, de caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.

Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria e pugna pelo aperfeiçoamento moral, social e intelectual da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade.

Compartilhe:

Leia Também

Hanna recebe de João Gilberto, o aval para representá-lo na bossa-nova

Por Andréa Cardoso (*) Nascida para as artes, Hanna embarcou na Bossa Nova de Tom …

WhatsApp chat