segunda-feira, 22/04/2024
José Augusto Machado: mais uma vítima da Covid-19 em Sergipe

Maçonaria de luto: Covid-19 mata o fundador do Grande Oriente de Sergipe

Compartilhe:

O Boletim Epidemiológico do Coronavírus, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, mostrou que no sábado, 14, 17 mortes que estavam sob investigação para detectar se ocorreram devido à Covid-19 foram confirmadas. Entre as vítimas fatais da Covid-19 está o  professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), José Augusto Machado, 73 anos, que  estava internado no Hospital São Lucas.

Ele também foi fundador do Grande Oriente do Brasil-Sergipe e da loja maçônica José Mesquita da Silveira, em Itabaiana. Devido ao falecimento, o grão-mestre estadual Claírton de Santana decretou luto oficial por quatro dias a contar de hoje, 14. Logo mais às 16 horas, o corpo de José Augusto será levado do Osaf até o Cemitério Colina da Saudade para ser sepultado. Como a morte foi em decorrência da Covid-19, não está havendo velório.

José Augusto se casou em 1972 com Iracema Barreto Machado e é pai de três filhos: Breno, Diogo e Dênio. Hoje, o médico sanitarista Antônio Samarone fez uma homenagem a José Augusto com um texto nas rede sociais. Ele diz que “ainda estudante, José Augusto se envolveu na luta para levar o curso científico para Itabaiana quase sozinho. Depois de muito vai e vem, conseguiu que a Secretaria de Educação instalasse, em 1969, o curso científico no Colégio Murilo Braga. Para sanear a falta de professores, José Augusto se dispôs a lecionar três disciplinas (matemática, física e química). E o curso se viabilizou”. E fez um alerta:  “antes que apareçam padrinhos, quem levou o curso científico para Itabaiana não foi político, secretário, diretor, padre ou juiz, foi um competente e discreto estudante de química da UFS”.

Condolências

“Externamos o nosso mais profundo sentimento de pêsames à família do nosso inestimável irmão José Augusto, na fé e na esperança de que o Grande Arquiteto do Universo, o Gêometra de todas as coisas, o acolha em sua infinita sabedora”, diz a nota  do GOB-Sergipe assinada por Claírton de Santana.

Hoje, também, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) divulgou nota de pesar pela morte de José Augusto Machado e suspendeu todas as atividades na sede e nas unidades do conselho na segunda-feira, 15. Como engenheiro químico, José Augusto era conselheiro do Crea.

Números

De março do ano passado até agora, 3.105 morreram de Covid-19 em Sergipe e 158.251 pessoas já testaram positivo. Até o momento, 147.365 pacientes foram curados.

Foram realizados 333.106 exames e 174.855 foram negativados. Estão internados 633 pacientes, sendo que no serviço público são 150 em leitos e UTI (adulto), quatro na UTI neonatal/ pediatria e 141 em leitos clínicos (enfermaria), totalizando 295. Já nos leitos do serviço privado estão internadas 142 pessoas na UTI adulta, sete na UTI neonatal/ pediatria e 189 em leitos clínicos, totalizando 338. São investigados mais 16 óbitos. Ainda aguardam resultados 5.363 exames coletados.

A Secretaria já distribuiu o total de 92.630 mil doses da primeira remessa  aos municípios, destas foram aplicadas 89.547. Referente à segunda dose, foram distribuídas 35.377, sendo aplicadas 31.944 doses.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Governo realiza visita técnica em galpão industrial durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carira

O agreste sergipano recebeu nesta sexta-feira, 19, as ações da caravana itinerante do Governo de …

WhatsApp chat