quinta-feira, 14/01/2021
Para ter dinheiro tem que trabalhar Foto: Freepik

Lembre-se que dinheiro não cai do céu

David Rocha (*)

Feliz 2021 a todos. Com esses votos de felicidade iniciamos mais um ano que esperamos ser próspero e muito mais tranquilo que o ano anterior. Como é comum na virada de ano, muitas pessoas fazem as resoluções de ano novo e, normalmente, entre elas se encontra o ganhar mais dinheiro.

Sabemos que o dinheiro não cai do céu (pelo menos não habitualmente), mas quando falamos em ganhar mais dinheiro estamos falando, principalmente, em conseguir trabalhar mais eficientemente e tratar melhor o dinheiro que chega a nossas mãos.

Como é de se esperar que o primeiro semestre de 2021 ainda seja muito afetado pela pandemia que ainda assola o mundo inteiro e que talvez ainda tenhamos que começar a pagar a conta do ano passado, no que se refere à inflação e ao possível aumento de juros que terá de acontecer, muitos economistas já projetam a subida da taxa Selic neste ano, para tentar conter o aumento dos preços.

Com tudo isso, o ganhar mais dinheiro deve se tornar não somente uma resolução, mas sim uma meta mensurável que nos fará buscar fontes de renda extra e renda passiva, sendo esta mais comum quando investimos.

E aqui temos outro ponto muito importante. Os investimentos que devemos fazer devem estar alinhados a um bom controle das finanças pessoais, pois somente com a educação financeira em dia poderemos ter um ano de 2021 melhor, pelo menos na área das finanças, do que foi 2020.

Busquem se informar sobre educação financeira. Ela não é algo que tira sua liberdade, na verdade é com uma boa educação financeira e de investimentos que você poderá chegar a ser livre financeiramente e, sendo assim, ter uma vida mais tranquila.

Não sonhemos apenas com as potencialidades do novo ano, busquemos transformar essas potencialidades em realidade. Convido-os a ingressar nesse mundo e perceber que pode ter uma vida bem mais plena e tranquila ao saber como cuidar de sua vida financeira de maneira eficiente.

Recomendo a leitura do texto “O melhor investimento de 2021” da minha autoria para entender como você pode ter uma vida bem mais plena no quesito financeiro ainda este ano.

Abraços e bons estudos.

(*) David Rocha escreve semanalmente, às terças-feiras. Ele é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe

Leia Também

Já sabe o que fazer com as dívidas em 2021?

Janeiro de 2021, deixe ver se adivinho… Você se surpreendeu com as contas neste início …