sábado, 10/07/2021
O nosso custo de vida está mais caro Foto: Pixabay

Inflação: o que você pode fazer para proteger seu poder de compra neste período?

David Rocha (*)

Você acha que as coisas estão mais caras? Alimentos, combustíveis, roupas e até mesmo carros usados? Bom, isso tem um nome: Inflação. E digo, preste atenção nela nos próximos meses, pois pode ser que ela faça parte de seu dia a dia por muito tempo.

A inflação fechou nos últimos 12 meses em 8,03%. Isso quer dizer que em média o preço de diversos produtos que consumimos diariamente subiu nessa proporção. Logo, nosso custo de vida está mais caro.

Ok, você pode estar argumentando que muitas coisas ficaram mais caras do que apenas 8% nesses últimos 12 meses, mas ela é uma média.

Para conter essa situação o governo passa a aumentar a Selic para ver se consegue reduzir o consumo. Mas por conta da pandemia, demorou a fazer isso, a coisa vai ser mais difícil do que parece.

A Selic atual está em 4,25%, então ainda terá de aumentar muito para chegar em um patamar que frei a inflação.

O IGP-M, um outro índice de inflação, está acima dos 20% nos últimos 12 meses e é comum que parte disso passe para o consumidor final via IPCA.

O que você pode fazer para proteger seu poder de compra neste período?

Bom, já deixei vários textos aqui no Só Sergipe falando sobre o tema, mas nesse vou dar algumas dicas que podem ser úteis também.

1° – Veja seus gastos com frequência e observe se não dá para substituir produtos que subiram muito por outros mais baratos.

2° – Cuidado com as contas do dia a dia (água, energia etc). Essas contas estão subindo muito rapidamente, ou seja, mesmo que você consuma o mesmo que consumia ano passado, elas virão bem mais caras. Por isso cuidado para não elevar esse consumo.

3° – Consiga renda extra (ativa ou passiva). Se sua renda estiver pressionada pela inflação, existem muitas formas de você conquistar renda extra no seu dia a dia e com investimentos. Sugiro que pesquise fontes de renda extra, nesse caso recomendo que dê uma olhada no meu curso de FIIs (você pode saber mais clicando no banner ao lado direito da página).

4° – Invista para se defender da inflação, fiz recentemente um vídeo onde falei como investi para se proteger dos efeitos da inflação, saiba que isso é importante pois de nada adianta perder poder de compra enquanto acha que está ganhando dinheiro. Recomendo que assista ao vídeo que segue abaixo.

 

Não deixe que o dragão da inflação consuma seu poder de compra e ameace seu futuro financeiro. Aja agora contra ele, e você verá que existem muitas formas de domar a terrível fera.

(*) David Rocha escreve semanalmente, às terças-feiras. Ele é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

 

 

Leia Também

Educação financeira nas escolas é uma ótima notícia

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC) firmaram …