terça-feira, 23/07/2019
Início » Artigos » Hoje é dia da pizza; conheça sua história
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Um dia para ser celebrado, claro, com muita pizza, de preferência na Villa Veron

Hoje é dia da pizza; conheça sua história

Publicado em 10 de julho de 2019, 10:17



João Mário (*)

A história da pizza tem início há pelo menos seis mil anos, provavelmente entre os egípcios e os hebreus. Ela não era, é claro, como é conhecida hoje, mas apenas um delgado estrato de massa – farinha mesclada com água -, chamado na época de ‘pão de Abrahão’, semelhante ao moderno pão sírio; era também conhecido como ‘piscea’, tipo de pão hebreu, termo que futuramente derivaria para pizza. Outros estudiosos afirmam que ela era consumida pelos gregos, os quais produziam suas massas com farinha de trigo, arroz ou grão de bico, assando-as depois em tijolos ardentes.

Fotos da Pizzaria Villa Veron

Trazido para Europa através dos espanhóis, a pizza era um prato elaborado para matar a fome dos pobres que habitavam o sul da Itália. Chega então a Nápoles, já considerada a terra da pizza, que tinha a conotação de um disco de massa assada, coberto com substâncias variadas. Os vendedores ambulantes adotaram esta receita para, com o uso de alimentos baratos, nutrir os mais pobres. Geralmente esta massa vinha acompanhada de toucinho, peixes fritos e queijo.

Esta iguaria da gastronomia italiana foi amplamente difundida em meados do século XIX, em 1889, graças a habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageia ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão, produtos que lhe permitiam obter as colorações desejadas. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.

E aí, é servido?

A origem da palavra pizza é incerta. Em italiano significa “torta” e pode ter vindo da palavra grega pitta ou da palavra latina pinsa, que significa pão achatado. A invenção da própria pizza também é incerta e não pode ser atribuída a uma pessoa nomeada.

A pizza desembarcou no Brasil através dos imigrantes italianos, celebrizando o bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte deles na cidade de São Paulo. Até 1950 este prato se restringia mais aos círculos italianos, mas a partir deste momento ela se disseminou por todo o país, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro. O dia da pizza começou a ser comemorado em 1985, sendo reservado para este fim o dia 10 de julho.

*Bacharel em Administração em Marketing, publicitário, jornalista colaborador, empreendedor.

Leia Também

Vai registrar sua casa em cartório? Saiba o que precisa fazer

O registro para aquisição de propriedade sobre o bem imóvel é extremamente importante para que …