Rede amplia presença em Aracaju enquanto reforça domínio no Nordeste com fusão estratégica
Apesar de ganhar mais uma unidade em Aracaju, Sergipe permanece como o estado nordestino com menor número de lojas do Grupo Mateus. Com a inauguração da terceira unidade da bandeira Mix Mateus, no bairro Industrial, a rede consolida sua presença na capital sergipana, mas ainda está distante da expressiva atuação em Pernambuco, onde, após a fusão com o Novo Atacarejo, a empresa passou a contar com 32 unidades.
A movimentação no setor ocorre em meio a resultados financeiros positivos: o Grupo Mateus encerrou o primeiro trimestre de 2025 com lucro líquido de R$ 318,6 milhões, um crescimento de 32,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em todo o ano de 2024, a empresa lucrou R$ 1,33 bilhão. A fusão com o Novo Atacarejo, aprovada sem restrições pelo Cade, é considerada uma das mais relevantes do varejo alimentar do Nordeste nos últimos anos.
A transação bilionária envolveu a incorporação de 30 lojas em Pernambuco e na Paraíba e cinco centros de distribuição, além de uma participação acionária em que o Grupo Mateus deteve 51% da operação e a família Assis, fundadora do Novo Atacarejo, ficou com os 49% restantes. Com isso, o faturamento anual conjunto do novo grupo deve ultrapassar os R$ 10 bilhões.

Dia especial
A mais nova unidade da bandeira Mix Mateus em Aracaju reforça a expansão da rede no estado. A loja conta com 4.184 m² de área de vendas, 28 check-outs e 522 vagas de estacionamento. Segundo o diretor-presidente do grupo, Jesuíno Martins, a escolha por Sergipe tem relação com o bom momento econômico vivido pelo estado. “É um dia especial para nós porque é a nossa terceira loja no estado, e já são quase mil empregos diretos gerados. Todos se beneficiam com esses investimentos”, afirmou.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou da inauguração e destacou que a presença do grupo é reflexo do avanço socioeconômico sergipano. Sergipe é hoje o segundo estado do Nordeste em qualidade de vida, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, que considera 57 indicadores sociais e ambientais.

O cenário favorável de Sergipe também contribui para a atratividade de novos investimentos. O estado registrou um crescimento acumulado de 7% no setor de serviços em 2024, o segundo maior do país. A taxa de desemprego caiu para 8,4%, a menor da história estadual, e o número de empregos formais superou 344 mil. No comércio varejista, as vendas subiram 3,7% em fevereiro deste ano, em relação ao mês anterior, e a receita nominal aumentou 4,4%. No acumulado de 2024, o crescimento foi de 5,8%, reflexo direto do ambiente econômico positivo.
A solidez fiscal também é um diferencial. Sergipe recebeu nota A na Capacidade de Pagamento (Capag), o que permitiu renegociar dívidas com o Banco Mundial, resultando em economia de cerca de R$ 100 milhões no primeiro ano da nova operação. Esses recursos poderão ser reinvestidos em infraestrutura, saúde, educação e atração de empresas.
Novas praças
A fusão com o Novo Atacarejo também representa a entrada em novas praças e a consolidação em mercados estratégicos. Alagoas é um dos estados em expansão, com previsão de inauguração de uma loja em Arapiraca. Além disso, a integração dos centros de distribuição promete mais eficiência na entrega de produtos, abastecimento ágil e variedade nas prateleiras.
Segundo o analista CNPI Gabriel Duarte, embora a operação reforce o domínio regional do Grupo Mateus, ela não necessariamente atrai outras redes para o Nordeste de imediato. “Pode ser um sinal de que o mercado está aquecido, mas o que realmente atrai novos investimentos são políticas públicas, incentivos fiscais e desburocratização. A fusão é estratégica para o grupo, mas não muda o jogo por si só. Claro que pode gerar empregos e mais concorrência, o que é bom para o consumidor”, avalia.
De fato, os benefícios para os consumidores podem ser diversos: maior variedade de produtos, preços mais baixos devido ao ganho de escala, além de uma logística mais eficiente. No entanto, há impactos a se considerar para o pequeno varejo local. “Um grupo grande como o Mateus consegue negociar melhor com fornecedores e vender mais barato. Isso pode prejudicar mercados menores próximos às unidades. Por outro lado, quem compra no atacado pode se beneficiar desses preços”, pondera Duarte.
O Grupo Mateus foi fundado em 1986, na cidade de Balsas, no Maranhão, e desde então se expandiu de forma acelerada pelo Norte e Nordeste. Hoje, está presente em 112 cidades, com 254 lojas distribuídas em nove estados – Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba.
A estrutura inclui mais de 50 atacarejos, 70 lojas de varejo, 104 unidades de eletro, 14 centros de distribuição e mais de 50 mil colaboradores. O grupo opera com as bandeiras Mix Mateus, Hiper Mateus, Supermercados Mateus, Eletro Mateus e Camiño, além de contar com e-commerce e aplicativo próprio, o Mateus Mais.