quarta-feira, 03/08/2022
Com o surgimento das mídias sociais, tornou-se mais acessível a criação de marcas pessoais Imagem: Freepik

O marketing de influenciadores serve para sua marca?

Compartilhe:
Cleomir Santos (*)

Certamente, para crescer seu negócio e alcançar os objetivos comerciais da sua marca é vital estabelecer confiança com seus potenciais clientes. E com o aumento da concorrência no ambiente online, conectar-se com as pessoas que mantêm seu negócio de pé vem se tornando um desafio constante.

Assim surgiram os influenciadores.

Com o surgimento das mídias sociais, tornou-se mais acessível a criação de marcas pessoais, e alguns desses usuários são mais bem-sucedidos do que outros devido à sua compreensão dos fundamentos do marketing.

Influenciadores são poderosos degustadores e criadores de tendências. Ocupar espaço em seus perfis significa uma oportunidade de criar conexões com seu público, estabelecendo, assim, confiança com o mesmo.

O marketing de influenciadores vale a pena? É certo que você pode obter lucro para sua empresa?

Vamos ver mais de perto sobre o tema marketing de influenciadores e entender porque isso pode ser uma boa escolha para o seu negócio.

 

Criando uma estratégia de marketing de influenciadores

Preparados para entrar no mundo dos influenciadores, mas não sabem por onde começar?

Anote essas dicas para se conectar com alguns deles de forma mais assertiva.

 

1 – Conheça seu público

Primeiramente, antes de chegar a um influenciador popular, é importante dar uma olhada no que você tem a oferecer. É mais provável que você tenha sucesso com o marketing de influenciadores se o cliente ideal da sua empresa estiver claro e definido.

Dito isso, verifique as taxas de engajamento da sua empresa, métricas de retorno de investimento (ROI) e dados de campanhas de anúncios em CPC (custo por clique).

Encontrar influenciadores que estão alinhados com o seu segmento começa com o conhecimento que você tem sobre seus resultados.

Empresas que desejam expandir seu público ou mergulhar mais a fundo em uma região específica podem alcançar influenciadores cujo público representa tanto uma categoria de cliente conhecido quanto uma audiência com maior potencial de compra.

 

2 – Encontre o influenciador certo

Os influenciadores mais populares têm grandes públicos que visualizam seu conteúdo com consistência e confiam nas suas opiniões, conectando-se cada vez mais com usuários de muitas esferas da vida através de um interesse compartilhado.

Outros influenciadores, no entanto, prendem a atenção de públicos mais introvertidos, mas ainda muito leais. Se o seu produto é mais propenso a ressoar com um público de nicho, alguns influenciadores que focam em um segmento específico podem ser o caminho ideal.

O influenciador certo personifica a imagem da sua marca. Seu produto deve ser relevante para sua marca, e o deles para o seu também. Por exemplo, um blogueiro fitness com 100 mil seguidores provavelmente aumentará o tráfego para o site de uma empresa de shake de proteínas, mais do que uma conta de designer de interiores com 10 mil seguidores.

Vários influenciadores parecem ter um grande número de seguidores, mas muitas contas usam a compra de seguidores para inflar seus números. O objetivo é atrair empresas que procuram influenciadores.

Influenciadores que não são autênticos, têm menos influência em seu público, pois são em grande parte compostos por usuários que não são propensos a se envolver com seu conteúdo.

Alguns influenciadores podem ser representados por uma agência de marketing digital, então faça algumas pesquisas minuciosas antes de chegar a se conectar.

Dessa forma, esses que são gerenciados por essas agências tendem a ser mais difíceis sobre quais marcas eles escolhem fazer parceria, e muitas vezes solicitam valores maiores no comércio do que influenciadores independentes.

 

3 – Inicie as negociações

Depois de encontrar potenciais influenciadores, é hora de chegar até eles com uma proposta. Nem todos os influenciadores serão receptivos às propostas, então saber que você pode receber alguns “nãos” pode ajudá-lo a iniciar sua abordagem com confiança e com expectativas claras.

Os influenciadores entendem o poder da sua presença online, e muitos até se dão o direito de ser exigentes na escolha de quais empresas irão se associar.

Primeiramente, defina qual é o seu objetivo. Se você está procurando direcionar o tráfego para sua marca ou simplesmente aumentar a conscientização, as propostas devem fornecer uma diretiva, ao mesmo tempo em que deixam espaço para influenciadores criarem conteúdo paralelo à sua marca pessoal também.

Empresas que usam influenciadores com uma campanha criativa aumentam o engajamento de seus perfis e são mais propensas a alcançar seu cliente em potencial, do que uma campanha feita de forma genérica e sem inspiração.

 

4 – Defina o acordo

A partir da mensagem inicial, deve ficar claro o que você está oferecendo ao influenciador com sua proposta. Existem muitas formas de parceria com influenciadores, mas existem duas maneiras primárias de o marketing de influenciadores tomar forma.

  • Patrocínios: Essa estratégia envolve compensar um influenciador com uma taxa em troca de espaço no perfil da sua rede social. Muitas empresas também optam por incluir um incentivo, como um sorteio ou código de desconto para o público aumentar a probabilidade de conversões.
  • Colaborações: Essas parcerias se concentram em encontrar métodos de comercialização mutuamente benéficos entre empresas e influenciadores. Por meio de colaborações, os influenciadores podem concordar em promover um produto em troca de mercadoria gratuita, ou podem pousar em um banner comercial em um blog ou perfil de mídia social para promover seus produtos.

 

Em suma, para fazer um acordo justo, pesquise as taxas atuais para contratos de marketing de influenciadores e ofereça uma compensação adequada para o que você está solicitando.

Ambas as formas de parceria podem ser contínuas ou simplesmente um período curto, por isso não deixe de descrever suas intenções em sua proposta inicial.

Manter um espaço relevante nas conversas de clientes que usam a internet é incrivelmente valioso para sua marca no cenário digital atual.

Dito isso, o marketing de influenciadores é uma maneira forte e eficaz de fazer as pessoas falarem sobre seu negócio online, e os retornos são muito mais propensos a serem lucrativos devido à natureza dos influenciadores e sua relação com seus públicos.

É claro que existe uma maneira certa e outra errada de usar o marketing de influenciadores, mas com essas dicas, você e sua marca certamente encontrarão a forma mais assertiva de aplicar a estratégia em seu negócio.

Então, o que achou desse assunto? Já utilizou alguma vez o marketing de influenciadores?

Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

Um forte abraço!

 

(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Compartilhe:

Leia Também

Nova York

A Nova York de E.B. White

“A prosperidade, assim como a depressão, também cria as suas filas de pão.” (E. B. …

WhatsApp chat