sexta-feira, 26/04/2024
A primeira reunião foi realizada com as companhias indianas que possuem participação, junto à Petrobras, na exploração em águas profundas de Sergipe Fotos:

Governo de Sergipe dialoga com empresas sobre Projeto Sergipe Águas Profundas

Compartilhe:

Focado no desenvolvimento do Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), o governador Fábio Mitidieri participou de uma série de reuniões durante sua passagem na Offshore Technology Conference (OTC), no Rio de Janeiro. Durante todo o dia, o governador e a comitiva sergipana, composta pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, do secretário-executivo da pasta, Marcelo Menezes, e do senador Laércio Oliveira, dialogaram com empresas envolvidas com o projeto.

A primeira reunião foi realizada com as companhias indianas que possuem participação, junto à Petrobras, na exploração em águas profundas de Sergipe. O SEAP I tem a participação IBV Brasil Petróleo Limitada – joint venture brasileira de exploração e produção de petróleo e gás entre a Bharat PetroResources Limited (BPRL), uma subsidiária da empresa indiana Bharat Petroleum, e a Videocon Energy Brazil Ltd., subsidiária da Videocon Industries Limited. Já o SEAP II conta com a participação da empresa ONGC Videsh, braço de investimento no exterior da maior exploradora de petróleo da Índia, a Oil and Natural Gas Corporation Limited (ONGC). O objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento com as empresas e atrair novos investimentos para o estado.

O diretor geral da IBV Petróleo Brasil, SivaKumar G S, destacou que a reunião foi oportuna para encontrar com os representantes do Governo de Sergipe e buscar alternativas para que o volume de gás que será produzido pelas empresas indianas seja consumido no estado. “Nós vamos produzir cerca de cinco milhões de metros cúbicos de gás. Então discutimos com o governador como todo esse gás pode ser usado, seja com o fertilizante, indústria de vidro, indústria de cerâmica e como também pode ser usado por outras indústrias que vierem a ser incluídas, inclusive em uma nova planta de fertilizantes”, completou.

Seguindo a agenda, os gestores reuniram-se com diretores da Petrobras para tratar sobre a economicidade do SEAP I e II. “Estamos em uma das mais importantes feiras de Petróleo e Gás do mundo e nos reunimos com a Petrobras sobre o projeto Águas Profundas e com um grupo de indianos, com objetivo de firmar parceria para fábrica de fertilizantes. Um dia intenso de trabalho para buscar investidores, a fim de gerar desenvolvimento econômico e social”, disse o governador.

As agendas foram viabilizadas pelos gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência da Tecnologia (Sedetec). “Fizemos questão de viabilizar essa conversa entre as empresas e o governador Fábio Mitidieri, devido à importância que o Projeto Sergipe Águas Profundas tem para o nosso estado. Sergipe viverá um novo momento nos próximos anos, e estamos atentos em captar todos os investimentos possíveis para atrair desenvolvimento, emprego e renda para a população”, pontuou o secretário Valmor Barbosa

ANP

Ainda durante a OTC, o governador Fábio Mitidieri reuniu-se com diretores e equipe técnica da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Na pauta, além da evolução do projeto SEAP, estavam presentes outras campanhas exploratórias em Sergipe, bem como questões regulatórias, como a proposta do Estado para criação da tarifa de transporte de curta distância.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

grupo técnico

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta …

WhatsApp chat