quinta-feira, 17/10/2019
Início » Editorias » Negócios » Futuro do gás natural em Sergipe será discutido hoje e amanhã
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, já confirmou presença no simpósio Rovena Rosa/Agência Brasi

Futuro do gás natural em Sergipe será discutido hoje e amanhã

Compartilhe:
JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert

O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, participa hoje, 4, do “Simpósio de Oportunidades – novo cenário da cadeia do gás natural em Sergipe”, que acontece no Radisson Hotel. O evento ocorre no momento estratégico para o Estado, diante da descoberta, em águas profundas, de uma potencial reserva de gás natural, reverenciado como um divisor de águas para a região. Tanto a descoberta como o simpósio animam a presidente da Associação das Empresas da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia de Sergipe, Ana Maria Mendonça.

Ana Mendonça: quebra de monopólio

“Um marco de mudança”. É assim que Ana Maria se refere à descoberta que, na verdade, não aconteceu tão recentemente, mas sim em 2008. E somente agora é que a Petrobras sinalizou os investimentos em Sergipe. Para ela, que dirige uma entidade que congrega 80 sócios, é imprescindível que o governo do Estado, através da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe (Agrese) atue firmemente.

Ela diz, ainda, que com a descoberta do gás, um novo mercado pode quebrar o monopólio da Sergás, com a concorrência, o que pode ser benéfico para os consumidores. Ana Maria Mendonça, também, acredita que o simpósio, que prossegue até sexta-feira, será um momento para uma discussão importante para o setor.

Debater estratégias

O simpósio, organizado pelo Governo do Estado e patrocinado por diversas empresas, irá discutir aspectos relacionados à produção e oferta de gás em Sergipe, as estratégias do Governo Federal e Estadual para a área, bem como a visão de instituições e empresas envolvidas no tema.

O governador Belivaldo Chagas e o secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho, farão a abertura do evento, que terá início às 8h. Logo após, haverá a palestra do Ministério da Economia (ME), cujo tema é “Estratégia do Governo Federal para elevar a competitividade no setor de Petróleo e Gás – novo modelo e regulação”, seguido da palestra do ministro Bento Albuquerque, cujo tema gira em torno do novo mercado de gás e as oportunidades de desenvolvimento para o estado de Sergipe.

“Temos um momento promissor em Sergipe, com uma oferta de gás confirmada, que será maior do que o transportado pelo gasoduto Brasil-Bolívia. Isso representará um marco para o estado e o país, por isso, estamos realizando este evento no estado, a fim de atrair empresas consumidoras de gás e instituições envolvidas com o setor, a fim de dialogar e mostrar tudo que Sergipe e o Governo do Estado têm a oferecer”, informa o secretário José Augusto de Carvalho.

Além dos ministros, alguns nomes de destaque já estão confirmados no evento, como o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone; o secretário executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), Antônio Guimarães; o presidente da Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (ABRACE), Paulo Pedrosa; além de membros da Petrobras, da Empresas de Pesquisas Energéticas (EPE), e toda a equipe da área de gás do Ministério de Minas e Energia.

Confira a programação do Simpósio

04 de Julho – Manhã

Painel 1 – Novas Perspectivas para Sergipe
07:00 – Credenciamento
08:00 – Abertura do evento: Governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas e Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho
08:15 – Palestra Ministério da Economia (ME): “Estratégia do Governo Federal para elevar a competitividade no setor de Petróleo e Gás – novo modelo e regulação”. Paulo Roberto Nunes Guedes – Ministro da Economia
08:55 – Palestra do Ministério de Minas e Energia (MME): “O novo mercado de gás”.
Bento Albuquerque – Ministro de Minas e Energia
09:35 – Palestra Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP): “Abertura do Mercado de Gás Natural”. Décio Oddone – Diretor-Geral da ANP.
10:15 – Espaço para Perguntas e Respostas
10:30 – Coffee Break
10:50 – Palestra da ExxonMobil: “Apresentação das atividades da ExxonMobil na exploração de Petróleo e Gás Natural e suprimento de GNL em Sergipe”
Carla Lacerda – Presidente da ExxonMobil Brasil
11:30 – Palestra da Centrais Elétricas de Sergipe S.A (CELSE): “Geração de Energia da UTE Porto de Sergipe e Perspectivas de Novos Empreendimentos para Geração de Energia”.
Pedro Litsek – Diretor Presidente
12:10 – Espaço para Perguntas e Respostas
12:30 – Almoço

04 de Julho – Tarde

Painel 2 – Novo Mercado do Gás Natural para o Brasil
14:00 – Palestra da Petrobras: “Planejamento de Investimentos em Petróleo e Gás em Sergipe: prazos e volume de produção”. Rodrigo Costa Lima e Silva – Gerente executivo de gás e energia.
14:40 – Palestra da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) – “Apresentação do Estudo Exploratório da Bacia de Sergipe-Alagoas (SEAL) no Zoneamento de Recursos de Óleo e Gás”. José Mauro Ferreira Coelho – Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis.
15:20 – Espaço para Perguntas e Respostas
16h – Coffee Break
16:30 – Palestra da Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (ABRACE): “Atração de novos empreendimentos a partir da oferta de gás a preços competitivos em Sergipe”. Paulo Pedrosa – Presidente da Abrace
17:10 – Palestra do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP): “A competitividade do setor de Gás Natural no Brasil e as questões tributárias relacionadas às atividades da Cadeia de Valor do Gás Natural no Brasil” – Luiz Costamillan – Sec. de gás natural do IBP
17:40 – Espaço para Perguntas e Respostas
18:00 – Encerramento

05 de Julho – Manhã

Painel 3 – Negócios e Oportunidades de Investimentos na cadeia de Petróleo, Gás e Energia em Sergipe
08:00 – Credenciamento
08:40 – Palestra da Golar Power: “Oportunidades de negócios com o GNL a partir do FRSU Golar Nanook”.
Celso Silva – Vice-presidente Executivo da Golar Latam
Marcelo Rodrigues – Vice-presidente Executivo da Golar SSLNG
09:20 – Palestra DBO Energy: “Exploração de Petróleo e Gás com foco em campos offshore maduros no Brasil ”. Kjetil Solbraekke – CEO da DBO Energy
09:55 – Palestra Noxis Energy: “Perspectivas de Implantação de Refinaria em Sergipe”.
Marcio Dutra – Chairman da Noxis Energy
10:45 – Palestra VLI Logística: “Operações portuárias em Sergipe e suas oportunidades de negócio”
Asley Ribeiro – General Manager Sales da VLI Logística
11:25 – Espaço para perguntas e respostas
12:00 – Encerramento

Compartilhe:

Leia Também

Presidente da Faese diz que redução da alíquota do milho foi vitória importante para os produtores

Powered by Rock Convert O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de …

WhatsApp chat