terça-feira, 28/01/2020
Início » Editorias » Negócios » Fórum quer transformar Sergipe em polo de petróleo e gás no Nordeste
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert

Fórum quer transformar Sergipe em polo de petróleo e gás no Nordeste

Compartilhe:
Powered by Rock Convert

Será realizado, na próxima segunda-feira, 9, no Teatro Tobias Barreto, o Fórum Sergipano de Petróleo e Gás (FSPG), uma instância deliberativa para institucionalizar, estruturar e apoiar as ações de diversas organizações que atuam no setor. O evento, que também tem como objetivo, transformar o Estado em um polo de petróleo e gás no Nordeste e uma das referências no Brasil, é feito em parceria com o governo, a Golar Power, Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) e a Alliance GNLog.

Durante a cerimônia, serão mostrados caminhões movidos 100% a Gás Natural Liquefeito (GNL) e apresentadas as potencialidades do Terminal de Regaseificação da Celse, cuja operação se inicia ainda em janeiro de 2020. Outro ponto de destaque será a série de anúncios e assinaturas de atos voltados para o fortalecimento da área energética no estado.

À frente do primeiro terminal privado de regaseificação no Brasil, a Golar Power é sócia da Celse na construção da maior termelétrica da América Latina, a UTE Porto de Sergipe, com potência de 1,5 GW, e que já está em fase de conclusão das obras.

Potencial

Sergipe terá na próxima década uma grande disponibilidade de gás para ser utilizado a partir da produção de petróleo e gás em águas profundas do litoral do estado, com volume estimado que corresponde a mais de quatro vezes a atual capacidade de consumo da região Nordeste do Brasil. Neste contexto, o Governo tem trabalhado para transformar o estado em um ambiente promissor para as empresas que já estão e para aquelas que têm interesse em se instalar aqui.

O governador Belivaldo Chagas tem associado Sergipe às diretrizes do Novo Mercado de Gás, implantado pelo governo federal, seja por meio das alterações feitas na legislação estadual para reduzir ou isentar de ICMS do gás a atividade industrial ou até mesmo pelo novo Regulamento dos Serviços Locais de Gás Canalizado, recentemente aprovado pelo Conselho Superior da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese).

Evento técnico

A partir das 14h, também no Teatro Tobias Barreto, será realizada uma reunião técnica para transportadoras e frotistas, na qual a Alliance GNLog apresentará detalhes dos caminhões e a Golar irá apresentar sistemas modulares de abastecimento. Já às 16h, haverá a reunião de instalação do Fórum Sergipano de Petróleo e Gás, onde já se discutirá a elaboração do plano de trabalho do Fórum.

 

Compartilhe:

Leia Também

Mais de 55 mil pessoas visitaram a Feira de Sergipe

Powered by Rock Convert Mais de 55 mil pessoas visitaram a Feira de Sergipe durante …

WhatsApp chat