segunda-feira, 16/09/2019
Início » Editorias » Cultura » Festa comemora os 30 anos da Loja Maçônica José Mesquita da Silveira, em Itabaiana
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Confraternização no Sítio Cajueiro, em comemoração aos 30 anos da Loja José Mesquita da Silveira Foto: Reynolds Alves Santos

Festa comemora os 30 anos da Loja Maçônica José Mesquita da Silveira, em Itabaiana

Compartilhe:

Os 30 anos de fundação da Loja Maçônica José Mesquita da Silveira e posse de Claírton de Santana,  no cargo de grão mestre estadual do Grande Oriente de Sergipe (Goese), foram comemorados hoje, 14, com um churrasco no sítio Cajueiro, na cidade de Itabaiana, a 57 quilômetros de Aracaju, que pertence ao empresário Messias Peixoto.  Na oportunidade, Messias Peixoto,  que também é proprietário do Shopping Peixoto, foi um dos  homenageados.

O venerável da Loja José Mesquita da Silveira,  Sidney Noronha Moura, diz que “é com grande satisfação que nós atingimos  esse ápice, com uma data importante, junto com alguns dos nossos fundadores, ainda ativos, sempre presentes.  Todos juntos para proporcionamos o bem  com os nossos trabalhos sociais, em todos os sentidos”. A loja, atualmente, tem 20 obreiros.

A José Mesquita da Silveira, hoje,  ajuda a diversas instituições, e “sempre está atuando em casos de calamidades, a exemplo das últimas chuvas. Estamos de forma contínua fazendo nossos trabalhos filantrópicos mensalmente”, assegurou Sidney Noronha Moura.

O empresário Messias Peixoto, do Shopping Peixoto, foi um dos homenageados

Embora ainda não tenha sido iniciado na Maçonaria, o empresário Messias Peixoto foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à Loja José Mesquita da Silveira. O diploma foi entregue ao empresário pelo grão mestre estadual do Grande Oriente de Sergipe, Claírton de Santana.

Claírton reforçou o  compromisso com todas as lojas jurisdicionadas. Tanto  que chamou todos os veneráveis do GOB presentes ao churrasco e, junto com eles,  reafirmou seu compromisso.

O ex-venerável Givaldo Marcelino dos Santos, ex-venerável e atual presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabaiana, diz que há 20 anos faz parte da loja, que desenvolve  uma série de trabalhos solidários em Itabaiana.

Marcelino diz, ainda, que a loja contribuiu em 100% com a vitória “do nosso grão mestre Claírton de Santana, uma pessoa que a loja admira muito. Ele, Claírton, fez questão de lançar  a candidatura aqui  na José Mesquita e um obreiro nosso Ronaldo,  de Nossa Senhora da Glória, o presenteou com o um boi para fazermos um churrasco”.

Importantes

Não faltou o bolo pelos 30 anos da Loja José Mesquita da Silveira

A Loja José Mesquita da Silveira foi fundada no dia 14 de julho de 1989, por um grupo de maçons liderados por Abelardo José de Oliveira e tinha na época 33 obreiros. “Quando fundei a loja, aqui, eu já tinha 19 anos de maçonaria”, disse Abelardo, ao lembrar nomes como o maçom Samuel Rocha Lemos, que foi do interior da Bahia, com a ideia de fundar uma loja em Itabaiana.

Abelardo lembrou nomes importantes da fundação da loja José Mesquita da Silveira, a exemplo dos maçons José Augusto Machado, Geraldo Dantas Bezerra, Antônio Francisco de Andrade, Romeu Alves Santos, José Tavares, Oriol Barreto, Ibrahim Salim, José Alberto Muniz Barreto, José Bispo, dentre outros.

Quem foi

José Mesquita da Silveira, em foto de 1919
Foto: Álbum de família

José Mesquita da Silveira Conhecido por Zeca Mesquita nasceu em 8 de março de 1899 em Maruim, mas, itabaianense de coração, pois deixou a sua terra natal aos 8 anos de idade, por volta de 1907 e veio morar em Itabaiana. Faleceu em 16 de outubro de 1981, aos 82 anos de idade. O primeiro passo dado em Itabaiana, no sistema de comunicações, foi feito pelo empresário em 1948 através do serviço de alto-falante popular.

Compartilhe:

Leia Também

Itabaiana vai sediar Festival Internacional de Cinema

Cinco dias de debates, exibição de filmes, palestras e muita discussão técnica sobre o segmento …

WhatsApp chat