segunda-feira, 19/10/2020
Os índios Xocós votarão neste colégio, em Porto da Folha

Este ano, 294 índios Xocós votarão em Porto da Folha

Em Sergipe, 294 índios  Xocós residentes no povoado de São Pedro,  no município de Porto da Folha, votarão nas eleições municipais deste ano. Esse é o número total de índios eleitores no Estado, segundo levantamento divulgado hoje, 9, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A 133ª seção eleitoral funcionará na Escola Estadual Indígena Dom José Brandão de Castro, no município de Porto da Folha. A 18ª Zona Eleitoral (ZE), que possui jurisdição sobre os municípios Porto da Folha e Monte Alegre, é a responsável por organizar os trabalhos.

Segundo o chefe de cartório da 18ª ZE, Romário Gomes Santos, a seção eleitoral fica a aproximadamente 50km da cidade. “Quando chove muito, é necessário utilizar barco para atravessar o Rio São Francisco, que cerca a localidade. Nos últimos anos, o tempo tem ajudado, e o acesso tem sido feito por terra”, disse.

Os mesários que atuarão na referida seção são índios da própria comunidade. Segundo o Cartório Eleitoral, eles são escolhidos pela experiência em eleições passadas e pela voluntariedade em trabalhar nestes períodos. A juíza Fabiana Oliveira Bastos de Castro é a autoridade responsável pela circunscrição.

Candidatos

Este ano, também, oito indígenas se candidataram  a vereador nas eleições: três em Aracaju, um em Aquidabã, outro em Carira, um em Cristinápolis, um em Laranjeiras e outro em Porto da Folha.

 

Leia Também

Sintrase entra com ação da Justiça para impedir o retorno às aulas presenciais em Sergipe

O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) dará entrada, hoje, …