quarta-feira, 25/08/2021
Planeje bem suas compras Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cuidado! Evite que o seu dinheiro perca o poder de compra

David Rocha (*)

As tensões políticas, tanto no Brasil quanto em qualquer parte do mundo, podem afetar em muito as suas finanças direta e indiretamente, por isso cabe a você fazer um planejamento para não deixar seu dinheiro perder o poder de compra.

Muitos investidores estrangeiros, e até mesmo brasileiros, começaram a tirar capital do Brasil por conta, principalmente, de nossa crise política interna. Ninguém quer arriscar suas economias em um país sem estabilidade.

Isso à primeira vista parece só ter importância para o investidor, mas não é bem assim. Já que muitos investidores estão transformando reais em dólares, isso faz com que a taxa de câmbio aumente aquilo que, consequentemente, aumenta a inflação, que já está em 8,99% nos últimos 12 meses.

Com esse cenário, perder poder de compra é fácil, por isso digo: planeje bem suas compras, planeje seus investimentos para não deixar a inflação corroer seu dinheiro, e se prepare para tempos de Selic mais alta.

Saiba que você pode sim defender seu dinheiro. Logo, estude as melhores formas de educação financeira e investimentos, pois só assim podemos minimizar os efeitos desses próximos tempos que parecem bem desafiadores.

Recomendo que olhe aqui no Só Sergipe, na coluna Educação Financeira, alguns textos que escrevi sobre renda extra, defesa contra a inflação e, principalmente, sobre a educação financeira. Eles lhe serão bem úteis para seu futuro financeiro.

(*) David Rocha escreve semanalmente, às terças-feiras. Ele é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

Conta do Instagram hackeada? Siga estes passos

O que os usuários do Instagram têm em comum? Se você fizer essa pergunta a …