segunda-feira, 19/10/2020

Como criar uma conta no Google Meu Negócio

Cleomir Santos (*)

Se você é dono de um pequeno negócio ou possui uma marca que está buscando melhorar seus resultados na internet e atrair clientes para o seu estabelecimento, deve considerar a criação de uma conta no Google Meu Negócio.

Neste artigo, daremos uma olhada em como é esse processo de criação e configuração da sua conta nessa ferramenta sensacional.

Caso você não tenha certeza sobre a importância de uma conta no Google Meu Negócio, você pode ler o artigo do Cleomir , “A importância do Google Meu Negócio para sua empresa”.

Iniciando a criação e configuração do Google Meu Negócio

Etapa 1 – Entre no Google

Primeiramente, você precisa visitar o endereço https://www.google.com/business/ e clicar no botão azul, ‘Gerenciar agora’. Em seguida, você precisará criar uma conta no Google ou fazer login em uma conta Gmail existente.

Após isso, você poderá então pesquisar sua marca pelo nome e endereço. Caso você não encontre a localização da mesma, não entre em pânico. Tudo que você precisa fazer é “adicionar sua empresa” e preencher as informações necessárias.

Etapa 2 – Crie / reivindique sua página do Google Meu Negócio

Após encontrar ou criar a localização da sua marca, clique nela. Confirme que você está “autorizado a administrar este negócio” e clique em continuar.

Etapa 3 – Verifique sua empresa

Agora você precisa verificar a sua marca. Isso envolve o fornecimento de um código de verificação pelo Google, o que pode ser feito de várias formas:

  • Chamada telefônica
  • Um código postal enviado para o endereço da sua marca
  • Por um e-mail

Assim que o código chegar, você poderá colocá-lo para verificar sua marca e estará tudo pronto. Sua empresa agora tem uma conta no Google Meu Negócio!

Etapa 4 – Toques finais

Quanto mais informações da sua marca você adicionar ao seu perfil, mais chances de ser encontrado pelos clientes você será.

Dito isso, seu endereço comercial já deve estar definido, mas há uma série de outros detalhes a serem preenchidos. Confira abaixo:

  • Categoria – você pode definir em que categoria a sua marca pertence. Por exemplo, se for um restaurante, escolha ‘bares e restaurantes’.
  • Horários de abertura – defina horários de abertura para que, quando alguém visualizar seu perfil, saiba quando seu estabelecimento estará funcionando.
  • Número de telefone – facilite a comunicação das pessoas com você.
  • Site – verifique se o link do seu site está definido, com objetivo de levar as pessoas facilmente para entender mais sobre a sua marca.
  • URL de agendamento – você também pode definir um URL de agendamento para tornar ainda mais fácil para os clientes reservarem seus serviços.
  • Adicionar fotos – certifique-se de escolher uma foto para sua logomarca e a capa do seu perfil. Você também poderá adicionar mais fotos, dando-lhe a oportunidade de mostrar mais sobre sua empresa. Se você possui uma padaria, publique imagens dos seus pães, bolos etc. Isso fará sua empresa se destacar dos seus concorrentes nas pesquisas do Google.
  • Comentários/Avaliações – os comentários do Google são cruciais para seu perfil. Incentive seus clientes a escreverem comentários positivos para que você tenha uma avaliação cinco estrelas. Essas avaliações são uma forma poderosa de mostrar como sua empresa é valorizada.
  • Postagens – este é um recurso relativamente novo, que permite compartilhar eventos ou conteúdo do blog do seu site.

Quanto mais informações você fornecer, maior serão os benefícios da ferramenta para sua marca ser encontrada.

Monitore sua conta no Google Meu Negócio

O trabalho ainda não acabou mesmo depois de criar seu perfil e preencher as informações de sua empresa.

Dito isso, existem vários recursos que vale a pena ficar de olho. Por exemplo, as pessoas podem escrever avaliações e isso lhe dá a oportunidade de interagir com eles, seja com um comentário positivo ou negativo.

Existe também a opção de alterar o horário de funcionamento durante uma data comemorativa. As pessoas também podem fazer perguntas sobre o seu negócio e isso apresenta oportunidades de respondê-las e talvez conquistar um novo cliente.

Não basta configurar sua página no Google Meu Negócio e depois esquecer dela. Certifique-se de que está aproveitando ao máximo os benefícios que a plataforma te oferece e dessa maneira, sua marca terá mais um posicionamento online para mostrar seus produtos e oferecer seus serviços para potenciais clientes.

(*) Consultor de Marketing Digital, natural da cidade de Aracaju (SE), amante da música, de um bom café, aquela reunião com boas companhias, fissurado em viajar e um ótimo comunicador que ajuda pessoas e pequenos empreendedores através de conteúdos no Portal Me Ajuda Cleo.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

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