segunda-feira, 23/11/2020
Vale a pena investir na caderneta de poupança?

Com a manutenção da Taxa Selic, como ficam os investimentos em poupança?

David de Andrade Rocha (*)

Na semana passada, o Copom decidiu manter a Taxa Selic em 2% ao ano, mesmo com a possibilidade de a inflação continuar subindo no próximo mês. E apesar de podermos considerar uma decisão correta, já que ainda não temos em vista todos os desdobramentos desse período de pandemia e quais serão seus efeitos, sempre podemos fazer uma séria pergunta. Como ficam nossos investimentos na poupança?

Bom, se levarmos em conta o período do Dia de Finados aqui no Brasil, podemos dizer que a poupança faleceu já há muito tempo e o que vemos aí é uma mera lembrança. Na semana passada, falei sobre como calcular o custo de oportunidade e como ele é prejudicial para sua vida financeira.

Se você ainda deixa seu dinheiro na poupança, saiba, sem sombra de dúvidas, que você está perdendo dinheiro e não há desculpas sobre esse fato, pois, desde 2016 isso vem acontecendo. Mas agora com a Selic a 2% a caderneta de poupança tenderá a render 1,4% no ano, porém quando tiramos a inflação que está em 3,52% nos últimos 12 meses.

Em outras palavras, se você deixar seu dinheiro na caderneta de poupança por 12 meses mantidas essas taxas, você não só perderia uma rentabilidade interessante, como também não estaria ganhando poder de compra nesse período. Ou seja, você perderia -2,05% por deixar o dinheiro lá, um péssimo custo de oportunidade.

Para sanar esse problema é simples. Busque investimentos que rendam acima da inflação. Eles não são complicados de achar e são muito melhores que a poupança em rendimento e em segurança.

Se você ainda não sabe muito sobre investir ou se quer aprimorar seus conhecimentos, convido-o a se inscrever no canal da Majesty escola de finanças, no Youtube, pois, essa semana estaremos começando uma série gratuita chamada “Introdução aos investimentos” que irá lhe ajudar muito a investir melhor e não cair mais em custos de oportunidade, segue o link: https://www.youtube.com/channel/UCwfWhVREqsaQlpysDzCOsbw/featured?view_as=subscriber

Te aguardo lá.

(*) David Rocha escreve semanalmente, às terças-feiras. Ele é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

Quanto vale sua saúde mental?

Essa semana, um acontecimento movimentou toda uma categoria em Sergipe. O Tribunal de Contas do …