segunda-feira, 23/11/2020
O planejamento das estratégias de marketing é fundamental para o sucesso nas vendas

Black Friday: 7 dicas para atrair clientes para o seu negócio

Cleomir Santos (*)

Certamente, todos os empreendedores estão tentando aumentar suas vendas durante uma das épocas mais movimentadas do ano, a Black Friday.

A Black Friday marca o pico de um dos maiores momentos do ano para o varejo; de acordo com a Veja o comércio em plataformas digitais registrou alta de 23,6% em 2019 e movimentou R$ 3,2 bilhões em vendas online.

Se você for proprietário de uma empresa, atrair esses compradores nas festas de fim de ano pode ter um impacto significativo em suas finanças.

Dito isso, neste artigo você verá uma lista de ações que podem te ajudar a aumentar as vendas e fazer diferente ainda este ano.

1 – Comece a planejar agora

Como empreendedor, uma das melhores coisas que você pode fazer para se preparar é começando a planejar sua estratégia de marketing com antecedência. Quando você faz isso, estará poupando seu tempo para pensar em ideias, fazer ajustes e lidar com imprevistos antes que seja tarde demais.

Caso não tenha certeza por onde você deve começar, faça algumas perguntas como:

  • Quais produtos ou serviços irei promover?
  • Como e onde vou anunciar minhas promoções?
  • Vou oferecer ofertas na loja virtual?
  • Qual período em que minha campanha irá rodar?

2 – Apareça onde eles estão procurando

Para atrair clientes na sua estratégia de Black Friday, precisa colocar seus anúncios onde os consumidores esperam encontrar ofertas:

  • Caso tenha uma parceria com algum Instagram de divulgação por exemplo, faça um acordo com os administradores para divulgarem seus produtos ou serviços e negocie uma comissão para você não sair perdendo;
  • É importante também ter uma audiência engajada em grupos do WhatsApp ou Telegram, onde você compartilha conteúdos e informações da sua marca;

3 – Não se perca na sua estratégia

Se você busca ter um final de ano mais lucrativo, precisa criar um meio em que a sua oferta seja vista várias vezes e em várias plataformas:

  • Não se limite em divulgar apenas usando os anúncios das redes sociais; você pode também utilizar canais tradicionais como panfletos, cartões e o famoso boca a boca;
  • Se puder pagar alguém ou alguma empresa, contrate profissionais que possam te ajudar a bater as metas a curto prazo.

4 – Crie uma oferta irresistível

Quando se trata de uma oferta da Black Friday, é quase que uma obrigação das empresas oferecer pelo menos 25% de desconto para chamar atenção de clientes atuais e em potencial.

  • Segundo um estudo da CreditDonkey, “43% dos compradores concordam que juntar cupons é um bom investimento”;
  • Considere observar os seus concorrentes e o seu mercado, e faça com que isso seja um guia para determinar qual o desconto que você irá oferecer.

5 – Não se esqueça daqueles que compram para si próprios

Todos nós temos culpa nisso, e é muito comum isso acontecer no final do ano, em vez de comprarmos presentes para amigos e familiares, compramos presentes para nós.

Se você é proprietário de uma empresa, é importante pensar nesse consumidor e não só naqueles clientes que compram presentes para os filhos e etc.

6 – Pense pequeno para ganhar muito

Não tente atirar para todos os lados quando iniciar sua estratégia de divulgação. Nas primeiras etapas do seu planejamento, olhe com carinho para sua comunidade e para as pessoas que estão próximas a sua loja física.

Muitas vezes tentamos alcançar o máximo de pessoas investindo até um pouco fora do planejado, mas aquele cliente fiel a sua marca pode ser encontrado bem ali ao seu lado, e como consequência, se o seu produto é de qualidade, o mesmo irá falar para outros e o efeito bola de neve lhe trará resultados não esperados no começo da campanha.

7 – Melhore sua presença online

Além de possuir uma conta nas principais redes sociais, é importante para qualquer negócio investir na construção de uma presença online mais sólida. Já foi compartilhado nesta coluna inclusive sobre a importância do site para as empresas e também como criar uma conta no Google Meu Negócio.

Em suma, lembre-se de contar sempre com um plano de ação para melhorar sua participação nas principais estratégias de marketing, dessa forma você verá que as vendas do seu negócio irão melhorar ainda este ano.

(*) Consultor de Marketing Digital, natural da cidade de Aracaju (SE), amante da música, de um bom café, aquela reunião com boas companhias, fissurado em viajar e um ótimo comunicador que ajuda pessoas e pequenos empreendedores através de conteúdos no Portal Me Ajuda Cleo.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

 

Leia Também

Quanto vale sua saúde mental?

Essa semana, um acontecimento movimentou toda uma categoria em Sergipe. O Tribunal de Contas do …