terça-feira, 23/07/2019
Início » Editorias » Esportes » Baptistão completa amanhã 50 anos com muitas homenagens
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Estádio Lourival Baptista atualmente Foto: Victor Ribeiro

Baptistão completa amanhã 50 anos com muitas homenagens

Publicado em 8 de julho de 2019, 10:50


O Estádio Lourival Bapitsta, o Baptistão,  completa amanhã, 9, 50 anos e para marcar a data a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), através da Superintendência Especial de Esportes (SEE), fará uma grande festa. Serão homenageados cronistas esportivos que marcaram época.

Serão homenageados, também, jogadores sergipanos que integraram a Seleção Sergipana, que enfrentou a Seleção Brasileira no jogo inaugural, além de autoridades e personalidades que marcaram a história da principal praça de esportes do Estado de Sergipe.

O Baptistão no passado

A festa dos 50 anos do Batistão terá o seu momento de solidariedade. O ingresso do torcedor nas cadeiras azuis e vermelhas será trocado por um quilo de alimento não perecível. Nas cadeiras brancas, dois quilos de alimentos. Todo alimento arrecadado será entregue a entidades de caridade da capital sergipana.

Segundo a superintendente Especial do Esporte, Mariana Dantas, essa é uma forma de reconhecimento do Governo do Estado, a personalidades, atletas e cronistas esportivos, que ajudaram a construir a história do Baptistão.

“O Batistão é o maior palco do nosso esporte. Por aqui passaram grandes craques do futebol sergipano, do futebol brasileiro. Tivemos também grandes jogos. Aqui aconteceram fatos marcantes da história sergipana. Portanto, nada mais do que justo uma grande programação para marcar essa data tão importante que é o Centenário do Baptistão. São cinquenta anos de grandes transformações. Programamos uma grande festa, uma forma de resgate da importância que esse estádio representa para todos nós sergipanos. Já lançamos o selo comemorativo e agora homenagearemos personalidades, cronistas e atletas que ajudaram a construir o passado, o presente e o futuro do Batistão”, comemorou Mariana Dantas.

Autoridades

Entre as autoridades que serão homenageadas estão o idealizador e responsável pela construção do estádio, ex-governador Lourival Baptista (in memoriam), ex-governador Paulo Barreto de Menezes (in memoriam), que conduziu a obra concluída em apenas nove meses, ex-governador Jackson Barreto, a quem coube a grande reforma, transformando o estádio na concepção de arena, inaugurando em 2015, a configuração atual de Arena Batistão. O atual governador Belivaldo Chagas, que mantém e dedica uma atenção toda especial ao Batistão e ao desenvolvimento do esporte sergipano. jornalista Leó Filho, que levou ao então governador Lourival Baptista, a necessidade de Sergipe ter uma praça de esportes digna do crescimento do seu futebol. Serão homenageados o ex-árbitro Sidrack Marinho, atual administrador daquela praça de esportes e o jornalista Hugo Costa (in memoriam), autor da letra do hino do Batistão, que é cantado na voz de Luís Gonzaga e Anastácia.

Atletas e cronistas esportivos

Atletas de futebol e cronistas esportivos que participaram da partida inaugural também serão alvo de homenagens por ocasião do Cinquentenário do Batistão. Entre eles estão radialista Carlos Magalhães, que também presidiu a Comissão de Imprensa, recepcionando jornalistas e radialistas de todo o Brasil que aqui se fizeram presentes para transmitir a partida entre Seleção Brasileira de Futebol e a Seleção Sergipana.

Entre outros cronistas, alvo da homenagem do governador do Estado, estão Antônio Barbosa, José Canabrava de Mendonça, Raimundo Luís da Silva, Wellington Elias da Paixão, Cicero Barreto, Givaldo Batista, Reinaldo Moura, Gilvan Fontes, Antônio Menezes de Moura, Paulo Roberto da Silva Lima e Paulo Williams.

Os atletas da Seleção Sergipana homenageados são o goleiro Marcelo (Itabaiana) o zagueiro Augusto (Itabaiana), zagueiro Gecélio (Sergipe), lateral direito Zé Américo (Cotinguiba), lateral esquerdo Zé Arlindo (Confiança), lateral esquerdo Joel (Sergipe), meia Zé Pequeno, (Sergipe), atacantes Edmilson Santos (Itabaiana), Fernando Oliveira (Cotinguiba) e Valmir (Sergipe).

JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert

Leia Também

Motociclistas sergipanos são recepcionados em Brasília durante Capital Moto Week

O secretário Nacional de Esportes, Washington “Coração Valente”, recepcionou um grupo de 22 motociclistas sergipanos …