sexta-feira, 26/07/2024
Ayslan Monteiro
Escritor Ayslan Monteiro

Ayslan Monteiro lança o romance “Te Vejo na Final”

Compartilhe:

 

O escritor sergipano Ayslan Monteiro acaba de desembarcar em Aracaju para apresentar ao público o seu segundo romance, “Te Vejo na Final”, e suscitar o debate sobre a diversidade no futebol. O lançamento acontece nesta terça-feira, 14 de maio, às 19 horas, na Livraria Leitura localizada no RioMar Shopping.

A obra publicada pela editora Harlequin em fevereiro deste ano, conta a história de Edinho Meteoro, primeiro jogador abertamente gay a ser convocado para disputar a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Com a convocação, ele precisa reunir coragem para enfrentar um país inteiro, uma federação homofóbica e colegas de time que claramente não desejam sua presença ali.

“Não é normal que, entre tantas edições da Copa do Mundo, não tenha existido um jogador abertamente gay em campo. Isso só mostra o quanto o futebol masculino ainda é um esporte com raízes homofóbicas, que na maior parte das vezes, obriga seus atletas queers a viverem no armário até a aposentadoria. Mais do que nunca é o momento de falarmos sobre diversidade dentro e fora dos campos”, explica Ayslan Monteiro.

O tema, ainda pouco discutido, ganhou os holofotes da imprensa mundial com a realização da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, país que considera crime as relações homoafetivas. Para além da problemática envolvendo o anfitrião do campeonato, os números mostram que o tabu se estende mundo afora, já que entre os 831 atletas convocados para a Copa daquele ano, mais uma vez não havia nenhum jogador LGBTQIA+. Enquanto isso, no recorte nacional, um levantamento feito pelo coletivo de torcidas Canarinhos LGBTQ+ aponta que, só em 2023, foram registrados mais de 66 casos de homofobia no futebol brasileiro.

Segundo livro do redator e escritor sergipano

Capa do livro

O romance “Te Vejo na Final” traz uma história de amor, resistência e futebol. É um livro sobre armários impostos e espaços que ainda não foram ocupados. Perfeito para quem adorou “Carrie Soto Está de Volta” da Taylor Jenkins Reid ou “Vermelho, Branco e Sangue Azul”, o estrondoso sucesso da Casey McQuiston”, comenta o autor.

A obra de Ayslan Monteiro está à venda na Leitura, Amazon e principais livrarias do país. Este é o segundo livro do escritor sergipano que, aos 30 anos, também é autor de Estúpido Cupido, uma releitura contemporânea do mito do Cupido. Segundo ele, a escolha do seu próprio nome já indicava um futuro na literatura: sua mãe o batizou em homenagem a Aslan de “As Crônicas de Nárnia”.

Ayslan Monteiro adora escrever histórias com protagonistas cheios de defeitos e finais majoritariamente felizes, mesmo que algumas pessoas discordem dessa parte. É fã de Pokémon, músicas cheias de synth, canetas coloridas e mapas astrais. Atualmente mora em São Paulo, onde trabalha como redator e escritor, além, é claro, de morrer de saudades das praias de Aracaju.

Sinopse Oficial

A vida de Edinho Meteoro acaba de mudar pra sempre. Primeiro, ele acaba de ser convocado pra Seleção Brasileira de 2026. Segundo, ele é o primeiro jogador abertamente gay a atingir tal feito. Agora, sem acreditar que o seu momento finalmente chegou, Edinho precisa reunir coragem para enfrentar um país inteiro, uma federação homofóbica e colegas de time que claramente não desejam sua presença ali.

Dentro dos campos, a coisa fica ainda pior: enquanto lida com tudo isso, Edinho tenta não enlouquecer com as provocações de seu maior rival, o capitão da Alemanha, que também é o primeiro adversário do Brasil na Copa.

“Te Vejo Na Final” é uma história de amor, resistência e futebol. Um livro sobre armários impostos e espaços que ainda não foram ocupados. Perfeito para quem adorou “Carrie Soto Está de Volta” e “Vermelho, Branco e Sangue Azul”.

 

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Michel de Oliveira

Michel de Oliveira aborda saúde mental de professores no romance ‘Restos de Azul’ 

Um episódio de esgotamento emocional que faz uma professora de português ser afastada da sala …

WhatsApp chat