sexta-feira, 27/08/2021
Governador Belivaldo Chagas e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, em reunião do Ctcae Foto: Arthuro Paganini

Atividades não essenciais poderão abrir amanhã, 19; continua o toque de recolher

A partir de amanhã, 19, as atividades não essenciais e academias poderão abrir. Os dias 24 e 29 de junho, correspondentes aos festejos de São João e São Pedro serão tratados como um domingo. Permanece vigente o toque de recolher das quintas-feiras aos sábados, das 22h às 5h do dia seguinte. Estas medidas constam no decreto do Governo do Estado, após reunião semipresencial do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) com o governador Belivaldo Chagas.

Nos dias de São João e São Pedro haverá restrição total do funcionamento das atividades não essenciais na Região Metropolitana de Aracaju, que engloba os municípios de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, como também para os municípios de Itabaiana, Estância e Lagarto, além do fechamento das praias em todo o estado. Vale destacar que, como o dia 24 de junho cai em uma quinta-feira, mantém-se o toque de recolher no feriado dedicado a São João.

“Percebemos que as restrições, aliadas ao avanço da vacinação, estão dando resultado e não podemos deixar de manter a cautela. Entretanto, diante do cenário epidemiológico atual, em que temos uma queda no número de casos, óbitos e contágios, mas ainda com uma alta ocupação de leitos de terapia intensiva, decidimos por manter as medidas restritivas em Sergipe, com flexibilização dos sábados para o comércio em geral e uma maior rigidez nos feriados de São João e São Pedro, que se aproximam”, disse Belivaldo.

O Comitê analisou uma queda nas internações totais nos últimos 14 dias, conforme apuração de dados da rede privada e pelas enfermarias da rede pública. Também nos últimos 14 dias a média móvel de óbitos permaneceu em estabilidade. Com a campanha de vacinação, em junho, a proporção de óbitos acima de 60 anos, pela primeira vez, ficou abaixo da proporção de óbitos entre 30 e 59 anos.

Leia Também

Comitê Técnico-Científico reduz toque de recolher e amplia capacidade do comércio, shoppings e restaurantes

Diante do andamento da imunização da população sergipana contra a Covid-19 nas últimas semanas e …