quinta-feira, 28/05/2020
Terapia das compras

A ansiedade financeira

Compartilhe:
David de Andrade Rocha (*)

Um dos principais motivos pelo qual as pessoas se endividam é o fato de estar ansioso com diversas situações da vida cotidiana e muitas vezes com a própria vida financeira, levando ao que é chamado de terapia das compras, que tende a gerar mais problemas do que realmente ajudar.

Uma pesquisa do Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisa  da  Comissão de Valores Mobiliários (CECOP/CVM) mostra que é possível medir os níveis de ansiedade financeira que a pessoa tem e com isso deduzir qual o padrão de consumo que essa pessoa terá ou já tem desenvolvido. Leia a pesquisa completa clicando aqui.

Essa pesquisa abre portas para identificar prematuramente esse padrão e trabalhar com a educação financeira voltada principalmente para sanar essa ansiedade tanto quanto possível, já que é um consenso que os níveis de ansiedade financeira caem a níveis muito menores, quando a pessoa tem uma educação financeira personalizada para suas necessidades.

Assim, podemos concluir que uma sociedade com uma melhor educação financeira desde a infância,  tenderá a ser uma sociedade mais rica e menos endividada. Logo,  torçamos para que essa realidade seja concretizada já na próxima geração, visto que estamos passando por uma crise que tenderá a se agravar em breve.

O importante ao lidar com a educação financeira é não pensar nela somente como números e sim como comportamento Cada pessoa é diferente e se importa com coisas diferentes. E isso os números,  apenas, não enxergam. Quando trabalhamos observando as perspectivas emocionais, mentais, físicas e por que não espirituais relacionadas ao lidar com dinheiro, aí sim, temos como transformar vidas.

Há um certo tempo observei existirem cinco  princípios que levam à liberdade financeira. E o melhor, eles agem em todos os planos mostrando que mais do que números a vida financeira trata de seres humanos.

Já falei sobre esses princípios nesse texto: Os cinco princípios para o acúmulo de riqueza

Recomendo a leitura e para encerrar deixo um infográfico explicando resumidamente esses princípios:

Um abraço e bons investimentos.

(*) David Rocha escreve semanalmente, às terças-feiras. Ele é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.

Majesty - Escola de FinançasPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Leia Também

Finanças e energia renováveis, parceiros muito importantes

Observamos nos últimos meses que devemos como sociedade nos preocupar com as nossas finanças e …