sexta-feira, 06/12/2024
Comunicação
Para alcançar uma Comunicação Assertiva, é essencial harmonizar os aspectos verbal e não verbal Imagens: Pixabay

Comunicação Verbal e Não Verbal: A Base para a Comunicação Assertiva

Compartilhe:

 

Por Diego da Costa (*)

 

No mundo da comunicação, a capacidade de transmitir ideias com clareza e assertividade é fundamental para estabelecer relações produtivas e eficientes. Isso envolve tanto a comunicação verbal quanto a comunicação não verbal, duas faces de uma mesma moeda, que se complementam para entregar uma mensagem mais precisa e compreensível.

O que se fala e a maneira como se estrutura a mensagem são cruciais

A Comunicação Verbal é aquela que utiliza palavras, sejam elas faladas ou escritas, para transmitir uma ideia. Na comunicação verbal, o que se fala e a maneira como se estrutura a mensagem são cruciais. Escolher palavras que simplifiquem o entendimento e evitar jargões, gírias, são estratégias que facilitam a assimilação da mensagem. Além disso, a entonação, o ritmo e o volume de voz desempenham papéis determinantes, podendo fortalecer o conteúdo ou até mudar o seu sentido. Uma comunicação verbal assertiva requer clareza, objetividade e a habilidade de expressar pensamentos de forma direta, mas respeitosa.

A Comunicação Não Verbal, por sua vez, junta todas as informações transmitidas sem o uso de palavras. Expressões faciais, gestos, postura, movimentos corporais e até mesmo a distância entre interlocutores comunicam muito mais do que imaginamos. Estudos indicam que boa parte do que é compreendido em uma conversa vem da linguagem corporal, que muitas vezes revela emoções e intenções inconscientes. Um sorriso, o olhar atento e a postura aberta contribuem para uma atmosfera de confiança e empatia, elementos essenciais para uma comunicação eficaz. Em contraste, braços cruzados ou desviar o olhar podem transmitir desinteresse ou até resistência, interferindo na receptividade da mensagem.

Para alcançar uma Comunicação Assertiva, é essencial harmonizar os aspectos verbal e não verbal. Consistência entre palavras e linguagem corporal fortalece a mensagem e evita mal-entendidos. Quem comunica assertivamente utiliza a palavra com propósito, mas também escuta e observa, criando um ambiente de interação onde ambas as partes se sentem compreendidas e respeitadas. Para concluir, a prática de uma comunicação consciente, que integra verbal e não verbal, abre portas para diálogos construtivos e relações saudáveis, tanto no ambiente profissional quanto pessoal.

 

Compartilhe:

Sobre Diego da Costa

Avatar photo
Diego da Costa é profissional de Administração, radialista e escritor. Atuou em organizações públicas e privadas dos segmentos de Turismo, Inovação, Administração, Ciência e Tecnologia.

Leia Também

Bar

Diálogo de bar

  Por Natanael Fernandes de Souza (*)   Aqueles que nos conhecem há algum tempo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat