quinta-feira, 25/04/2024
Total de empresas comerciais em atividade no estado, dezembro de 2021 Fonte: CNC

Comércio sergipano abriu 1.432 novas lojas em 2021

Compartilhe:

Mesmo diante do cenário de pandemia, a recuperação econômica de Sergipe foi além dos quase 14 mil novos empregos com carteira assinada registrados em 2021, de acordo com o CAGED. Segundo análise da assessoria executiva do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, o ano também foi bom para as empresas das atividades comerciais no estado, com a abertura de 1.432 novas lojas em Sergipe no ano passado. O estudo foi realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Laércio Oliveira, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Imagem: Acervo Fecomércio

De acordo com o estudo da CNC, Sergipe tem atualmente em funcionamento 16.736 estabelecimentos comerciais distribuídos pelas 10 atividades apresentadas na descrição. O número de estabelecimentos ativos cresceu +9,4%, em 2021, na análise da Fecomércio. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, comentou o resultado e destacou que esse crescimento é parte do processo de recuperação da economia sergipana.

“Depois das dificuldades que vivemos em 2020, o ano de 2021 foi muito bom para a economia de Sergipe. O mercado apresentou crescimento de cerca de 4 mil empresas em todas as atividades e mais de um terço dessas novas empresas foram nas atividades comerciais. Sergipe está em um cenário bom para investimento nos negócios e a prova disso é esse grande número de empresas abertas no comércio. Além disso, devemos comemorar a geração de empregos, porque a liderança de criação de novos postos de trabalho no ano passado também foi do comércio, com quase cinco mil empregos gerados. Ou seja, cada nova empresa dessa, representa a criação de três empregos para os trabalhadores sergipanos”, disse Laércio.

Segundo o estudo, o crescimento das lojas em Sergipe se dividiu em 10 categorias, sendo o comércio varejista de supermercados, hipermercados e minimercados o líder, com 336 lojas novas. O segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos emplacou o segundo lugar, com 290 novos negócios em atividade. O terceiro posto foi do setor de farmácias e perfumarias, com 187 empresas novas abertas no estado. Lojas de vestuário foram 179, materiais de construção, 132; comércio de veículos, peças e acessórios, 115; informática e comunicação, 74; móveis e eletrodomésticos, 67; combustíveis e lubrificantes, 32; e comércio de livrarias e papelarias, fechou o ano com 20 novas empresas abertas.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

grupo técnico

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta …

WhatsApp chat